Por: Gustavo Paulillo
Conhecer uma nova dica de como captar mais clientes é sempre bom… Confira 8!
Saber como captar clientes é uma das mais desafiadoras funções de um profissional de vendas. Pode até parecer óbvio, mas existem, na verdade, diversas funções desempenhadas por vendedores que vão muito além da venda em si:
- Estudar o mercado;
- Conhecer seus produtos e serviços;
- Preparar-se para reuniões de vendas;
- Preparar materiais e apresentações;
- Fazer relatórios e orçamentos (em alguns casos);
- Fazer o atendimento de clientes atuais e vender cada vez mais para eles;
- Fazer vendas consultivas e desenvolver soluções customizadas em conjunto com o cliente.
E muitas outras.
Mas saber como captar clientes é uma competência central a ser desenvolvida por vendedores que querem se destacar. As outras são importantes também, mas o aumento constante de sua carteira e o consequente incremento de entradas de novos negócios na empesa é um dos objetivos principais de qualquer organização.
Por isso, separamos uma série de dicas de como conseguir novos clientes e, como você já deve estar desconfiando, dois conceitos vão fazer parte de nosso discurso para mostrar a você como captar mais clientes: relacionamento e conhecimento sobre o perfil dos clientes.
Veja nossas 8 sugestões de como captar novos clientes!
8 dicas fundamentais de como captar clientes
Nossas dicas vão começar com as táticas mais usuais e seguir um caminho em direção a outras, menos conhecidas, dê uma olhada:
1. Defina o perfil de seus clientes
Seja sua clientela formada por pessoas físicas ou jurídicas, é possível determinar um perfil e procurar outros clientes semelhantes, que precisem das mesmas soluções que sua empresa oferece.
2. Indicações de clientes atuais
Aqui o relacionamento é fundamental. Existem alguns clientes com os quais desenvolvemos um contato mais próximo e de confiança. Essas pessoas podem indicar suas soluções para outras empresas, apresentar compradores ou executivos. É claro que eles não vão te apresentar concorrentes deles, mas empresas de outros segmentos que podem usar as mesmas soluções que você oferece e eles recomendam.
3. Clientes antigos de outras empresas
Vendedores costumam ter uma carreira que passa por vários empregadores, às vezes até disputados no mercado. Veja lá atrás se algum cliente de outros tempos não se encaixa nos produtos ou serviços que você oferece hoje, na empresa em que está trabalhando.
4. Rede de relacionamento com vendedores
Da mesma forma que têm muitos empregadores, vendedores têm muitos colegas no mercado. Entre em contato com aqueles que têm mais afinidade e “troque figurinhas”. Que clientes seus podem precisar das soluções que ele vende e vice-versa? É uma ótima maneira de como captar clientes qualificados!
5. A velha e boa internet
Sites de sindicatos, de associações patronais, de agências reguladoras e até de empresas concorrentes são uma rica fonte de informações de empresas que usam produtos e serviços que você vende.
Sabe quando um concorrente faz a lista das empresas que atende, todo orgulho, em seu site? Bom, ele entregou o ouro ali mesmo… É um jeito prático de como captar mais clientes!
6. Pesquise nas mídias sociais
Não, não é feio usar as mídias sociais durante o horário de trabalho, desde que você esteja tentando descobrir como captar novos clientes. É claro que o Facebook pode não ser o ideal para isso, mas blogs de discussão sobre assuntos técnicos – como informática, soluções de gestão, agricultura etc. -, podem ser a fonte certa para achar executivos de empresas procurando as soluções que você oferece. Cadastre-se em vários deles e mostre seus conhecimentos do assunto.
O LinkedIn é uma mídia social especialmente interessante para isso, inclusive com muitos grupos de discussão que serão excelentes para quem quer saber como captar clientes.
7. Inbound e Marketing de Conteúdo
E se em vez de participar de blogs de outras empresas ou grupos de profissionais, sua própria empresa tiver um blog cheio de informações relevantes para seus clientes potenciais? E se além disso, esse blog tiver um sistema e ferramentas mostrando quais clientes se interessam por quais produtos ou serviços, quem está só se informando, quem realmente precisa de suas soluções etc.? Isso é o que se chama de Inbound Marketing, uma técnica que se baseia em SEO e conteúdo relevante.
8. Sites de anúncios de empregos
Não, ninguém está sugerindo que você procure uma nova oportunidade de carreira no mercado! Mas pense da seguinte forma: se você vende colheitadeiras e lá encontra uma empresa que anuncia vagas para condutores especializados nesse tipo de máquina… cliente em potencial localizado!
Essa pode ser uma boa dica de como captar novos clientes, não acha? E mais: se a empresa está contratando, possivelmente, está passando por uma fase de crescimento e investimentos.
Tente isso. Existem diversos sites gratuitos que anunciam vagas, eles podem ser uma excelente fonte de prospects para você.
Que achou destas 8 dicas de como conquistar clientes? Já usou alguma delas, tem alguma outra que ajuda muito você em seu dia a dia? Use os comentários e compartilhe com a gente!
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