Por mais simples que o atendimento pareça ser, muitos são os erros identificados neste processo. A principal razão é de que muitas são as empresas que enxergam clientes unicamente como consumidores, e não como pessoas.
Por: Veruska Olivieri
E para conferir se você está agindo corretamente nesta etapa de grande importância para o seu negócio, confira abaixo oito erros comuns que devem ser evitados no atendimento ao cliente.
1. NÃO SABER QUEM É O SEU CLIENTE E SUAS REAIS NECESSIDADES.
Desconhecer o indivíduo com quem você está conversando – e suas principais necessidades – é o principal erro de empresas de todos os portes e segmentos no atendimento ao cliente.
Neste sentido, conhecer quem ele é e os motivos pelos quais ele procura tais produtos e serviços é fundamental para um atendimento bem-sucedido e uma futura venda.
2. VENDER APENAS UMA VEZ
Pensar em vendas únicas (mesmo em épocas de liquidação) é também um grande erro. Isso porque os clientes devem ser conquistados de modo a voltarem a comprar com você.
3. EVITAR O DESABAFO DO CLIENTE
Se o cliente teve uma experiência negativa, deixe que ele desabafe. Não ofereça a solução antes de ele terminar, ou então, peça desculpas muito rapidamente (ambos podem ser ainda mais negativos diante da situação).
4. INSULTAR O CLIENTE
Se você afrontar o seu cliente, prepare-se para uma reação negativa da parte dele. Jamais faça isso, por mais grosseiro que ele venha a ser.
5. EQUIPE DESTREINADA
A base para um atendimento de qualidade é o treinamento. Isso porque todos os vendedores precisam estar treinados para atender os clientes com um padrão de qualidade específico e único da empresa.
6. NÃO MEDIR RESULTADOS
São eles que dirão se as coisas vão bem ou não. Não ignore a avaliação de resultados.
7. NÃO ESTIMULAR A EQUIPE DE VENDAS
Premiações pelo cumprimento de metas é fundamental para uma equipe sempre motivada, o que leva a um atendimento cada vez melhor aos clientes.
8. FALTA DE SURPRESAS PARA OS CLIENTES
O que você tem feito para chamar a atenção dos seus clientes? Promoções, condições especiais para o mês do aniversário e outras ações de marketing são fundamentais.
Se você conhece outros erros que devem evitados no atendimento ao cliente, compartilhe comigo.
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