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8 Dicas de como fidelizar o cliente com sucesso!

por: Afonso Bazolli
fonte: JHome
09 de julho de 2024 - 17:04

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A crescente competição exige que a gestão esteja sempre alinhada com as tendências do mercado, o que implica buscar novas estratégias para atrair e fidelizar clientes. Em tempos de crise, conquistar consumidores pode ser desafiador, mas é possível alcançar esse objetivo com recursos adequados.

Neste material, serão apresentadas dicas para ajudar a liderança nessa tarefa de como melhorar a fidelidade dos clientes através do uso de um call center, cujo investimento pode garantir um atendimento de maior qualidade e aumentar as vendas. Continue a leitura!

Por que é importante a fidelização do cliente?

A fidelização é importante porque os clientes fiéis tendem a ser mais valiosos do que os novos. Isso ocorre porque os clientes fiéis costumam gastar mais dinheiro, permanecer com a empresa por mais tempo e indicar a empresa para outras pessoas.

Além disso, os clientes fiéis tendem a ser menos sensíveis aos preços e mais tolerantes a eventuais problemas ou erros da empresa. Como resultado, as empresas que conseguem fidelizar seus clientes têm menos custos para adquirir novos clientes e são menos afetadas por variações na economia.

Nesse caso, fidelizar clientes pode aumentar a receita e lucro de uma empresa. Devido a fatores como retenção de clientes, maior ticket médio, menor custo de aquisição e maior propensão a compra add-on.

Quais os benefícios da fidelização para a empresa?

Os benefícios de fidelizar incluem:

Aumento da receita e lucro

Os clientes fiéis tendem a gastar mais dinheiro com a empresa e a permanecer com ela por mais tempo, o que pode aumentar a receita e o lucro.

Redução dos custos de aquisição de novos clientes

É mais barato manter um cliente atual do que adquirir um novo, pois a empresa já possui um relacionamento estabelecido com ele.

Marketing boca-a-boca

Os clientes fiéis são mais propensos a recomendar a empresa para outras pessoas, o que pode aumentar a base de clientes e gerar novas oportunidades de negócios.

Redução da sensibilidade aos preços

Eles também tendem a ser menos sensíveis a variações nos preços, permitindo à empresa manter margens mais elevadas.

Tolerância a erros

Esses clientes costumam ser mais tolerantes com eventuais problemas ou erros da empresa, o que pode minimizar o dano à reputação e ao faturamento.

Maior propensão a compra add-on

Clientes recorrentes costumam a comprar com mais frequentemente e a experimentar outros produtos ou serviços da empresa.

Previsibilidade de vendas

Se você tem um número grande de clientes fiéis, você tem mais previsibilidade sobre seus futuros negócios e pode planejar melhor.

Redução de estoque

Com clientes fiéis, você pode manter menos estoque, pois sabe que pode contar com as compras regulares de seus clientes.

Qual a diferença entre satisfação e fidelização de cliente?

Satisfação e fidelidade são conceitos relacionados, mas diferentes. A satisfação do cliente se refere à avaliação que o cliente faz da qualidade dos produtos ou serviços que ele recebeu, enquanto a fidelidade do cliente se refere à tendência dele de continuar a comprar de uma empresa.

Algumas diferenças entre satisfação e fidelidade incluem:

Medição: A satisfação do cliente pode ser medida por questionários ou entrevistas. Enquanto a fidelidade do cliente pode ser medida pela frequência e valor das compras ou pela intenção de continuar comprando.

Tempo: A satisfação do cliente é geralmente medida no momento em que o produto ou serviço é entregue. Enquanto a fidelidade do cliente é medida ao longo do tempo, como, por exemplo, ao longo de meses ou anos.

Causa e efeito: A satisfação do cliente é geralmente vista como uma causa da fidelidade do cliente. Mas não é uma garantia dela, pois um cliente pode estar satisfeito, mas não necessariamente fiel.

Escopo: A satisfação do cliente geralmente se concentra nas expectativas e necessidades do cliente em relação a um produto ou serviço específico, enquanto a fidelidade do cliente é mais ampla, considerando toda a experiência do cliente com a empresa e a probabilidade de ele recomendar a empresa para outras pessoas.

Multiplicidade: Um cliente pode ser fiel a várias empresas simultaneamente, enquanto a satisfação do cliente é geralmente vinculada à experiência com apenas uma empresa ou produto específico.

Conclusão

Essas ações ajudam a ampliar a compreensão das estratégias fundamentais para o crescimento dos negócios e proporcionam boas ideias para fidelizar clientes e torná-los fiéis à sua marca. A JobHome trabalha fortemente nesse âmbito, criando um relacionamento mais próximo e efetivo.

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