Muitas empresas costumam focar suas estratégias e ações apenas para a captação de novos clientes e se esquecem da fidelização. Acreditando ser o objetivo mais assertivo para o aumento de lucros em seu negócio. Porém, acabam deixando de lado os clientes já existentes em sua agenda, que por falta de investimentos e projetos acabam desistindo de realizar novas aquisições com a marca.
Um estudo realizado pela consultoria Bain & Company mostrou que os clientes considerados fidelizados gastam, em média, 67% mais do que os novos clientes. Diante desses dados fica claro a importância da fidelização dos consumidores para seu negócio.
Veja os 6 benefícios de voltar suas estratégias para a fidelização:
Promoção da marca
Com a fidelização, além de garantir um retorno financeiro, com novas negociações. A marca ganhará a divulgação dos seus serviços/produtos através de um cliente que será o promotor da boa experiência que teve, ele faz a famosa divulgação boca a boca, tornando-se um defensor da empresa.
Com isso, a imagem da empresa se destaca no mercado, fazendo com que novos clientes se interessem em realizar transações com sua organização.
Redução de custos
Existe uma estimativa no mercado que indica que se gaste 5 a 7 vezes mais para obter novos clientes do que para manter os clientes já fidelizados. Então, nesse caso, fica claro que investir na fidelização dos consumidores que já fazem parte da empresa requer menos custos e com isso aumenta a produtividade da empresa. Já que um cliente fidelizado costuma gastar mais.
Feedbacks qualificados
Com a fidelização a marca cria um relacionamento com o cliente, deixando-o à vontade para oferecer feedbacks sobre os serviços e produtos que a empresa fornece. Dessa forma é possível identificar se existe algum problema, se algo não está performando conforme o planejado e corrigi-lo antes que possa prejudicar a marca.
Confiança do cliente e fidelidade
Ganhar a confiança do cliente não é uma tarefa fácil. Mas quando a empresa se empenha em satisfazer o cliente e conquistá-lo o resultado é positivo, com as demandas bem organizadas o consumidor sabe que pode confiar na empresa onde está realizando suas compras já que não teve nenhum problema com a marca.
Motivação da equipe comercial
Quando as vendas aumentam significa que a equipe está no caminho certo. Então, com a fidelização o relacionamento entre cliente e empresa fica bem estabelecido e os colaboradores não precisam dedicar horas para entender o que o cliente deseja, já que ele conhece a fundo suas expectativas.
Consolidação no mercado virtual
Hoje vemos que grande parte das empresas entraram para o universo digital, e essa inovação se deve ao novo tipo de consumidor que está constantemente nas mídias sociais.
Com a fidelização dos seus consumidores o seu público irá visitar as plataformas digitais da empresa e deixar depoimentos sobre suas experiências com a marca. Isso traz muita relevância no meio virtual, já que a maioria dos clientes pesquisa antes de realizar uma compra de fato.
Toda empresa que pretende se destacar precisa dar atenção aos planos de fidelização dos seus clientes. Sem isso a empresa acaba perdendo a chance de obter essas vantagens que citamos no texto. Portanto, agora que você já sabe a importância da fidelização que tal colocar em prática no seu negócio.
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