O supervisor de telemarketing ativo é o profissional responsável por liderar e supervisionar sua equipe nas ligações realizadas para os clientes, com a finalidade de vender produtos e serviços ou atuar na melhor divulgação da marca. Além disso, ele deve motivar e cobrar resultados dos colaboradores, a fim de que a operação seja bem-sucedida.
Só que, para alcançar a excelência e resultados ainda mais satisfatórios, não basta cumprir seu papel diário na empresa. Estar atento à demanda do lugar em que trabalha e buscar o aprimoramento pessoal são condutas que fazem toda a diferença.
Quer melhorar seu potencial? Descubra 6 dicas que vão te ajudar a ser um excelente supervisor de telemarketing ativo!
1. Seja uma liderança ativa e motivadora
Ser um líder vai muito além do simples ato de “chefiar” determinado setor. O líder é capaz de unir e direcionar sua equipe, transmitindo a ela os valores da empresa. Para tanto, é importante que você vista a camisa e seja um exemplo a ser seguido.
Lembre-se de que você precisa ser o maior motivador do grupo que comanda. Conheça seus colaboradores e mostre que você se importa com as suas questões. Invista nos pontos fortes da equipe e procure encontrar soluções para atenuar os pontos fracos, sempre respeitando a individualidade de cada um.
2. Invista fortemente na boa comunicação
Saber ouvir é uma das principais características de um bom profissional, principalmente daqueles que ocupam cargos de supervisão. Afinal, o papel desse tipo de profissional é agregar e direcionar a equipe para o sucesso do empreendimento, seja ele qual for.
Portanto, aprenda a se comunicar bem. Seja claro na hora de passar as tarefas, ouça as dúvidas e sugestões com atenção, procure solucionar adequadamente os eventuais conflitos. É importante que os funcionários confiem em você e no seu julgamento.
Esteja aberto a críticas e não encare isso de maneira negativa. Saber ouvir é o primeiro passo para aprender e realizar mudanças. Dessa forma, seja profissional e valorize seus colaboradores. Forneça-lhes apoio e direcionamento e procure se colocar no lugar deles antes de tomar atitudes drásticas.
3. Conheça bem as atividades e processos do setor
Antes de pensar em dar orientações à sua equipe, é necessário que você saiba o que está fazendo. Portanto, procure conhecer profundamente o produto e o comportamento do setor em que você atua. Seja objetivo ao elaborar estratégias de venda e definir as metas a serem alcançadas.
Defina as tarefas de acordo com as habilidades dos colaboradores e seja rigoroso com os prazos de execução. No entanto, você deve ser realista. Estabelecer objetivos muito complexos ou ambiciosos pode gerar insucesso e frustração. Sua equipe deve estar sempre disposta a ir um pouco além, mas o exagero compromete os resultados. Esteja aberto a fazer ajustes e modificar um pouco a estratégia, caso seja necessário.
4. Integre a equipe nos processos de decisão
Seu sucesso está diretamente relacionado ao êxito da sua equipe. Portanto, procure incluir seus colaboradores nos processos de decisão e criação de estratégias, sempre que possível. Ou seja, aprenda a envolver os membros da equipe no processo. Essa é uma ótima forma de fazer com que tenham consciência da importância da própria função.
Saber que suas ideias estão sendo consideradas é um estímulo para produzir mais. Assim, integrar os colaboradores faz com que desenvolvam um sentimento de união e pertencimento com relação à empresa, o que aumentará o engajamento geral.
Aproveite para compreender as maiores dificuldades de cada um e traçar planos de melhoria. Dê-lhes feedbacks reais e ajude seus profissionais a saírem da zona de conforto. Leve-os com você a alcançar a excelência. Afinal, dificilmente você será um excelente supervisor de telemarketing ativo se a sua equipe não o acompanhar.
5. Seja proativo e compartilhe seu esforço pessoal
Você não precisa esperar um problema acontecer para encontrar uma boa solução para o cenário que se avizinha. Além da busca pelos resultados e alcance de metas, procure sempre inovar. Seja estratégico, antecipe as formas de melhorar seu setor e extraia o melhor aproveitamento possível de cada colaborador. Se necessário, faça uma classificação dos talentos de cada um e procure encontrar maneiras de otimizá-los.
Não se acomode em apenas bater metas, procure sempre ir além do que esperam de você. Questione sua equipe, se atualize constantemente e não tenha medo de pedir ajuda quando necessário. Seja a pessoa que dá o primeiro passo.
Compartilhar seu esforço pessoal com a equipe e gerar um sentimento de união é uma forma de impulsionar seus colaboradores a serem mais produtivos. Consequentemente, eles vão se espelhar nos seus esforços. Não se contente em estar na média, é a excelência que você quer!
6. Saiba gerenciar bem o seu tempo
O gerenciamento do tempo é um dos maiores desafios de quem ocupa cargos de liderança. No papel de supervisor, é provável que existam múltiplas tarefas que precisam ser cumpridas durante o dia, desde reuniões estratégicas até questões burocráticas. Isso consome bastante tempo e energia, de forma que é fácil se perder e acabar se tornando pouco produtivo.
Para não cair nessa armadilha, procure planejar bem o seu tempo e estabelecer prioridades. Isso evita que você fique soterrado em tarefas e precise fazer horas extras com frequência, o que acabará, mais cedo ou mais tarde, minando sua própria motivação, o que impedirá que você transmita estímulos positivos aos colaboradores.
Aprender a delegar tarefas menores a outros membros da equipe gera um sentimento agregador de relevância e permite que você tenha tempo para fazer o que é essencial na sua atividade. Também é importante aprender a dizer não para o que for menos importante. Você não precisa estar disponível para todos o tempo inteiro, certo?
É claro que assumir um cargo de confiança como o de supervisor de telemarketing ativo não é fácil, e você precisará se adaptar aos novos desafios e responsabilidades. Entretanto, é necessário aprender a lidar com as adversidades de maneira positiva.
Lembre-se que a motivação para fazer sua equipe produzir começa em você. Afinal, o supervisor de telemarketing ativo é a referência para todos os demais operadores. Você precisa ser capaz de transmitir a segurança necessária para que possam desempenhar suas funções com tranquilidade e de maneira eficaz.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.