Quantas vezes você entrou em contato com o call center de uma empresa e não conseguiu ser atendido da maneira que gostaria? O cliente é a peça principal dentro de uma organização, por isso, apenas disponibilizar uma central de atendimento não é mais suficiente, sendo necessário encontrar medidas que minimizem todos os erros no SAC.
Lidar com reclamações é um processo contínuo que os atendentes precisam se aperfeiçoar cada vez mais através de constantes treinamentos e monitorias. No entanto, alguns erros desse setor podem oferecer diversos prejuízos para a empresa, como falta de credibilidade e até mesmo redução de vendas.
Mais importante do que vender um produto ou serviço de qualidade é oferecer suporte necessário para antes, durante e após a aquisição. Por isso, listamos os principais erros no SAC que, apesar de comuns, não podem existir dentro da sua empresa.
Transferir a ligação diversas vezes
Quando o cliente escuta que sua ligação será transferida para o setor responsável, temos a impressão que os atendentes estão despreparados para efetuar o atendimento. Além de demorado, essa espera sempre aflige os consumidores que estão do outro lado da linha – ou da tela -, principalmente quando a solução não é apresentada em tempo hábil.
Cabe às empresas unificar os setores e capacitar seus colaboradores quanto a resolução de problemas referente a assuntos diversos.
Não acompanhar o desfecho dos protocolos
Uma empresa registra diversas reclamações diariamente, contudo, para reduzir esse número e também aumentar a satisfação dos clientes, os atendentes precisam acompanhar a solução dos protocolos, assim como entrar em contato com os clientes para prestar o devido esclarecimento, além do pedido de desculpas pela espera.
Entretanto, o que realmente acontece é inverso, já que os clientes precisam entrar em contato e, na maioria das vezes, ainda não conseguem uma opção satisfatória.
Não prestar atendimento humanizado
Falar com máquinas não é uma opção agradável, agora imagine falar com atendentes que se comunicam de forma robotizada? Quando os atendentes respondem os clientes através de respostas automáticas ou são até mesmo grosseiros, o cliente consegue reconhecer o desinteresse da empresa em encontrar uma solução que atenda suas necessidades.
Por isso, usar uma linguagem mais próxima permite humanizar os processos da organização, gerando mais confiabilidade e segurança para o consumidor em realizar novas compras.
Questionar o cliente por diversas vezes
É natural muitas empresas oferecerem URAs ou outros processos automatizados para registrar os dados do cliente e direcioná-los ao devido atendimento. Porém, ficar repetindo as informações a todo o momento é desgastante e torna o atendimento monótono e improdutivo.
Confirmar determinados dados é importante, mas lembre-se que ficar repetindo números, entre outros itens é estressante para o consumidor, o que prolonga o atendimento e também a solução.
Protocolos com prazos extensos são graves erros no SAC
Diferentes empresas possuem diferentes prazos para solucionar o problema dos clientes. Sabemos que, quando um produto é danificado ou ocorre uma entrega atrasada, o nosso desejo é que a questão seja solucionada imediatamente.
No entanto, adiar a solução ou justificar a demora no atendimento devido aos prazos do protocolo é um erro grave. Nesse caso, oriente seus colaboradores a cobrarem os outros setores pela solução de cada protocolo e priorize sempre os problemas mais urgentes.
Agora que você já sabe quais são os erros no SAC, comece a evitá-los de todas as maneiras! Gostou do nosso artigo? Compartilhe ele em suas redes sociais e ajude mais empresas a tornar seu call center o melhor de todos!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.