Uma gestão de processos eficiente necessita de estratégias para obter resultados alinhados aos objetivos da empresa. Dessa forma, algumas ferramentas se destacam como motivadoras de inovação e produtividade. Uma delas é o design thinking. Você conhece essa metodologia? Acompanhe, a partir de agora, 5 dicas para se beneficiar do design thinking na gestão.
O QUE É DESIGN THINKING?
O “pensamento do design” (tradução do termo inglês para a língua portuguesa) surgiu na década de 1960, baseado em métodos utilizados por designers para criação, focando nas demandas do usuário e na transformação de ideias criativas em soluções realistas, que podem ser testadas e adotadas em um curto prazo.
No começo dos anos 2000, o conceito ganhou notoriedade a partir da consultoria IDEO, capitaneada por David Kelley, professor da Universidade de Stanford, e Tim Brown, autor de um livro sobre o assunto. Ao ser debatida no Fórum Econômico de Davos, em 2006, ficou em destaque e passou a ser adotada em larga escala por empresas de diferentes setores.
E como é possível se beneficiar da metodologia na gestão? Vamos agora às 5 dicas.
EMPATIA
Se colocar no lugar do cliente é um ponto-chave para o sucesso da utilização do método. É a partir de um diagnóstico minucioso sobre as “dores” do consumidor que fica viável introduzir o design thinking. E estimular essa atitude faz toda a diferença para tornar o planejamento e a execução de estratégias mais fundamentados, em empresas de todos os portes.
COCRIAÇÃO COLABORATIVA
O envolvimento de uma equipe diversa – com profissionais que possuem diferentes experiências, habilidades e visões – facilita o processo de inovação e criatividade proposto pela metodologia.
PROTOTIPAGEM RÁPIDA
Analisar, sugerir uma solução e colocá-la em prática. De forma resumida, esse costuma ser o caminho do processo de design thinking. A partir de testes que não envolvam grandes investimentos e sejam simples de executar, a solução vai ganhando forma até chegar ao ponto ideal para ser aplicada. Isso é fundamental nos dias de hoje para não perder tempo e recursos, mantendo a competitividade.
INTERAÇÃO CONSTANTE
A metodologia pressupõe o envolvimento de setores variados da empresa, valorização do feedback de colaboradores e clientes, em todas as etapas. Assim, essa cultura de troca de ideias e críticas construtivas se fortalece na empresa.
FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
O cliente deve estar sempre no centro da estratégia de design thinking. A abordagem permite a personalização, um dos trunfos para cativar e fidelizar clientes, e estimula um canal aberto para ouvir o consumidor.
FERRAMENTAS PARA AJUDAR NO DESIGN THINKING
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