Nov
25
24 de novembro de 2019 - 12:05 - atualizado às 12:51

4-dicas-para-preservar-os-equipamentos-do-seu-call-center-televendas-cobranca-1

Um dos principais objetivos da gestão das empresas é otimizar os custos, e em um call center não seria diferente. Os gastos extras com troca de equipamentos por má conservação são um peso significativo no orçamento e devem ser evitados.

No artigo de hoje, listamos 4 dicas simples e práticas para preservar os equipamentos do seu call center. Acompanhe e descubra o que você e sua equipe podem fazer no dia a dia para manter o maquinário sempre conservado, evitando gastos desnecessários.

1. Mantenha os equipamentos eletrônicos longe do sol

Se certificar de que todos os equipamentos eletrônicos estão longe do sol é a primeira etapa para conservação e preservação desses itens. Além de prejudicar a parte externa do aparelho, a luz solar ainda compromete sua durabilidade, pois traz variações de temperatura que podem danificá-los.

Portanto, headsets, computadores e demais componentes eletrônicos devem estar em locais frescos e secos, protegidos da umidade e calor excessivo.

2. Faça limpezas regulares para preservar os equipamentos

A limpeza dos equipamentos é fundamental para garantir sua qualidade e vida útil. O suor pode prejudicar os headsets, assim como o excesso de poeira reduz a vida útil dos demais itens eletrônicos. Mas, atenção: cuidado com água! Ela é uma das principais inimigas dos eletrônicos, podendo causar curto-circuitos e oxidações.

Separamos algumas dicas para a limpeza dos headsets e computadores. Confira:

Headsets

- faça a higienização usando uma mistura de pouca água e detergente neutro;

- remova, se possível, almofadas, adaptadores auriculares e conectores; esses itens devem ser limpos delicadamente com um pano úmido (quanto mais seco estiver, melhor);

- molhe o pano macio na mistura e limpe, com cuidado, a superfície do headset;

- caso encontre resíduos mais resistentes, uma boa solução é usar uma escova de dentes macia, finalizando com o pano seco;

- depois de limpo, deixe o fone e todos os itens sobre uma toalha até que estejam completamente secos.

Computadores

- use o aspirador de pó para retirar a poeira das entradas de ar, conectores e teclados;

- para a limpeza do mouse, utilize um pano umedecido na mistura água + detergente neutro; passe o pano pela superfície externa;

- o teclado deve ser levemente sacudido de “cabeça para baixo” para retirar a poeira e sujeiras presas; em seguida, limpe a superfície com o pano úmido;

- bastonetes de algodão podem ser úteis para limpar as partes menores dos periféricos;

- o monitor deve ser limpo com um pano seco — caso restem manchas, utilize produtos especiais para telas, desde que não contenham álcool;

- os cabos devem ser limpos com um pano úmido e, em seguida, secos.

Atenção! Todos os itens devem estar desligados antes de iniciar a limpeza. O pano deve estar úmido e nunca encharcado.

3. Armazene corretamente os equipamentos

Aqui, mais uma vez chamamos a atenção para os headsets. Eles devem ser guardados na sacola de proteção oferecida pelo fabricante, ou sem dobras, em um local fresco e arejado.

Evite enrolar os cabos, sejam eles dos headsets, computadores ou notebooks. Em caso de componentes que não estejam em uso, o cuidado com o armazenamento deve ser redobrado: é preciso mantê-los protegidos do sol, umidade, sem dobras nos cabos e longe da poeira.

4. Tenha cuidado com fios e cabos

O cuidado com os cabos pode ampliar a vida útil dos equipamentos:

- não enrole o fio em volta do dispositivo;

- evite quedas, pois podem quebrar as placas de circuito interno dos aparelhos;

- cuidado para não tensionar o fio nem puxá-lo;

- nunca desconecte diretamente pelo fio — para isso, use a área resistente, junto ao conector;

- não deixe cabos soltos, pois, além de permitirem acidentes, cadeiras de rodinha e “puxões” podem quebrar suas fibras.

Agora que você já sabe como preservar os equipamentos do seu call center, está na hora de colocar em prática! Chame toda a equipe e crie estratégias para que essas dicas façam parte do dia a dia de todos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: