Apr
26

3 maneiras de maximizar seus KPI’s

por: Afonso Bazolli
fonte: Wall Street Journey
25 de abril de 2022 - 17:03

3-formas-maximizar-kpis-televendas-cobranca-1

As métricas são a melhor maneira de compreender e resolver muitos dos problemas que um negócio enfrenta. Em outras palavras, os KPI’s são fundamentais para a tomada de decisões.

No entanto, ainda há quem acredite que os KPI’s não são tão importantes ou úteis para o negócio e que não levam a tomadas de decisões assertivas. Mas a verdade é que nestes casos, provavelmente os indicadores estão sendo utilizados de maneira errada.

Por isso, temos algumas perguntas para que você responda baseando-se em seu negócio: Seus KPIs estão dizendo o que você precisa saber? Você está perdendo tempo e esforço valiosos coletando as informações erradas?

Obtenha os dados de que você precisa, fazendo as métricas trabalharem para você com a ajuda dessas dicas:

Escolha KPI’s que olham para a frente, não para trás

Os KPI’s contam o que acabou de acontecer, mas não preveem o que está por vir. Às vezes, informações sobre o passado são úteis, mas se você está procurando prever para onde as coisas estão indo, é preciso ajustar as métricas coletadas para fornecer informações que permitirão fazer uma estimativa fundamentada sobre o que está por vir.

Em outras palavras, preste muita atenção às métricas que são monitoradas e escolha aquelas que são os principais indicadores do desempenho atual do seu negócio.

Algumas previsões são possíveis para quem automatiza o processo, como prever exatamente quando o negócio ficará sem estoque, desde que os indicadores certos sejam acompanhados.

Portanto, evite monitorar indicadores que falam sobre o passado e concentre-se naqueles que permitem que você olhe para o futuro.

Não deixe que os números o induzam a sentir que está no controle

Quanto mais números, painéis e gráficos estiver à sua disposição, mais você sentirá que está no controle da situação. Porém, nem sempre esse é o caso. Se as métricas que estão sendo monitoradas não estão alinhadas com os objetivos comuns do negócio, não haverá garantia de resultados, os números precisam ser relevantes.

Dados muito abrangentes podem atrapalhar

Suponhamos que sua empresa venda produtos em nível nacional. Se um dos indicadores for muito amplo, algum dado importante como a baixa nas vendas em uma das capitais pode ser mascarado por dados de alta nas vendas das demais regiões.

Portanto, se seus KPI’s não forem segmentados o suficiente, você pode estar perdendo a oportunidade de permitir que certas regionais mudem seu comportamento.

Soluções tecnológicas podem facilitar essa medição, principalmente, quando transformam dados em cores e notas, facilitando a análise, evitando erros e tornando o processo realmente assertivo.

Analisar dados de desempenho são fundamentais, mas em resumo, escolher os KPI’s adequados e ser suportado por tecnologias que zeram os erros e inconsistências e ainda facilitam a análise são cruciais para maximizar os benefícios dessa prática.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: