Todo mundo sabe que fidelizar o cliente não é fácil, seja um e-commerce, loja física, agência ou a barraca de açaí na rua. Hoje, nosso cliente é protagonista, ele que faz o nosso negócio girar e decide o que vai ter sucesso ou não.
Vamos lá, você desenvolveu e aplicou toda a estratégia para captar aquele potencial cliente, o resultado deu certo e o cliente já até realizou a primeira compra. O próximo passo é gerar uma estratégia para fidelizar seus clientes. Você já tem uma?
É muito mais fácil e barato vender para quem já comprou o seu produto. Por isso, se aquele consumidor deu um voto de confiança para o seu negócio, é hora de mostrar a ele que vale a pena continuar com você por muito tempo.
Por isso, separei 3 dicas (que aplico no meu negócio) para você aplicar em sua estratégia de fidelização de clientes. Caso você não tenha nenhuma estratégia de fidelização e pós-venda, é hora de começar a planejar.
1. Identifique os tipos de clientes
Engana-se quem pensa que cliente é tudo igual. Pensar assim é o maior erro do empreendedor. Cada negócio tem o seu perfil de cliente, por exemplo, no meu negócio tenho aqueles que se apaixonam pela marca e estão divulgando os produtos e comprando lançamentos, por exemplo.
Mas, também há os que só compram na promoção, aqueles que gostam da marca, porém, não compram com frequência ou precisam de inputs para realizar a compra, entre diversos outros tipos.
O importante é identificar cada tipo de cliente, pois isso fará com que a sua comunicação seja mais específica às necessidades deles. Logo, eles vão perceber que você se importa com eles e isso gera um vínculo entre cliente e marca.
2. A voz do cliente
Saber o que os seus clientes desejam não é necessário apenas para saber as tendências do momento. Essa informação é útil para melhorar setores da sua empresa que não agradam ou que não está funcionando muito bem.
Ouvir o que seu cliente tem a dizer e, de fato, atender aos pedidos, mostra que ele tem voz e gera conexão. Todos querem ver a sugestão atendida, mesmo que ela seja pequena.Isso gera mais proximidade com a marca, o cliente sente-se engajado e valorizado.
Além disso, isso ainda vai gerar espontaneamente o famoso marketing de influência ou boca a boca.
3. Comunicação proativa para fidelizar seus clientes
Muitos clientes, ao terem um aborrecimento com a sua marca, não vão até você para resolver. Esses clientes, muitas vezes, deixam pra lá, abandonam a marca e acabam compartilhando a experiência ruim com conhecidos.
Por esse motivo, é importante que você tenha um pós-venda eficaz e uma comunicação proativa com sua base de clientes. O cliente pode não te procurar para resolver um problema, entretanto, ao ser questionado, ele pode falar o que houve. Sem contar que ele se sentirá importante.
Uma estratégia que o Nubank usa, por exemplo, e que engaja sua base são as comunicações bem pensadas e antecipadas. Inclusive, a empresa tem uma comunidade na qual os clientes podem conversar entre si e com profissionais da startup, levando ideias e insights significativos para a empresa.
Sirlene Costa, empreendedora. CEO da marca Dassi Boutique, fundada em 2011, é uma marca que nasceu com o propósito de proporcionar às mulheres roupas com qualidade e valor acessível. Atualmente, a empresa possui o e-commerce e duas lojas físicas, com faturamento em torno de R$ 10 mi.
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