Por: Felipe Martins
Que o Whatsapp é um fenômeno da comunicação, todo mundo já sabe. Mas, até onde essa ferramenta pode auxiliar e estreitar o relacionamento com o consumidor?
Atualmente, além do tradicional contato pessoal, empresas de diversos segmentos têm apostado neste recurso como uma forma de trazer o público para mais perto. Um exemplo disso são as rádios especializadas em trânsito, que recebem notificações de motoristas pelo Whastapp ao vivo.
A praticidade é uma qualidade intrínseca ao e-commerce e, também pode ser encontrada no conceito do Whatsapp; dessa forma, utilizar este meio para fortalecer o contato com o consumidor virtual pode ser, além de uma tomada de decisão estratégica, um ótimo diferencial. Veja:
Consumidores antenados. É difícil encontrar alguém que não tenha uma conta no Whatsapp hoje, especialmente entre os consumidores virtuais, ou seja, é um meio em que seu público está inserido.
Contato imediato. A comunicação é rápida e imediata, feita por um dispositivo mobile, o que garante retorno igualmente instantâneo. Dessa forma, para sanar dúvidas, anunciar imprevistos e obter retornos rápidos de feedback é uma ótima plataforma.
Interação multimídia. Sendo possível enviar vídeos e fotos, a interação com o consumidor permite contato mais assertivo com o cliente, sendo possível divulgar produtos ao enviar fotos ou vídeos de lançamentos, por exemplo.
Diferencial e personalização. Uma vez que o consumidor aceitou receber esse tipo de contato, é interessante apresentá-lo como um diferencial e um atendimento mais personalizado do que os atuais meios. Isso agregará mais valor para sua marca e seu negócio.
A interatividade entre canais já é uma realidade presente no e-commerce. E, aproveitar as oportunidades é papel do lojista que deseja conquistar seu espaço no mercado e na preferência de seu público-alvo. Analise todas as possibilidades e coloque-as em prática.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.