Segundo informações levantadas pela Serasa Experian Marketing Services, estudos recentes nos Estados Unidos (UPS Pulse of the Online Shopper) mostram que as compras online já superaram as feitas em lojas físicas. Além disso, 77% dos usuários de aparelhos móveis têm usado seus dispositivos durante o processo de compras.
No Brasil, de acordo com o relatório Webshoppers, do E-bit, 35% dos acessos a lojas virtuais foi via mobile. Ou seja, mais de um terço do tempo em que visitam um e-commerce, esses consumidores o fazem por um dispositivo móvel. Em dezembro, 14% do volume de compras em lojas virtuais foi feito por um smartphone ou tablet.
Para o gerente da Serasa Experian Marketing Services, Fernando Rosolem, entender as necessidades dos clientes é o maior desafio do marketing. “Canais como tablets e smartphones oferecem oportunidades únicas, já que normalmente este é um momento de total atenção do usuário, onde ele está em busca de entretenimento, informação ou serviço”.
Nesse caminho, especialistas da Serasa Experian Marketing Services elegeram seis estratégias de mobile marketing de sucesso:
1) Design responsivo: hoje em dia é esperado pelos consumidores que as experiências no computador/notebook, tablet e celular sejam igualmente agradáveis e fluídas. Independentemente do dispositivo que seu cliente esteja utilizando, o site deve se adequar ao tamanho da tela, e não o contrário;
2) Identificação: apesar de navegar em diferentes dispositivos, a transição entre esses canais deve ser orgânica para o consumidor. Ou seja: quanto mais integradas forem as plataformas, maiores as chances de reter e fidelizar aquele cliente. Se o seu consumidor comprou uma televisão na loja física, quando ele fizer login no seu site já espera que o seu sistema tenha aquela informação. E lhe ofereça, por exemplo, acessórios para integrar o ambiente em que instalou sua televisão, e não um novo aparelho igual ao que ele acaba de adquirir;
3) Personalização: com as tecnologias disponíveis é possível criar um conteúdo específico para cada um dos consumidores. Quanto mais informações você tiver sobre aquele cliente, mais assertiva será sua comunicação. Hoje em dia, existem ferramentas que auxiliam na segmentação da audiência, que garantem oferecer o produto certo, na hora – e no device – certos para cada consumidor;
4) Redes Sociais: o acesso às redes sociais via mobile é cada vez maior. Algumas redes, como Instagram e Snapchat são de uso exclusivo em smartphones. Por isso, a presença digital nestes canais é essencial para falar e atrair o consumidor para o seu site e também para que ele compartilhe com seus amigos/seguidores sobre a experiência com sua marca;
5) SEO: Assim como nos desktops, o Google é a principal ferramenta de busca por informações. Por isso é necessário trabalhar o SEO do seu site também para as buscas por mobile. Palavras-chave para a mesma busca podem variar de acordo com o dispositivo utilizado, por isso a estratégia de SEO deve ser dedicada para este tipo de navegação;
6) Publicidade: além da segmentação por comportamento é possível também direcionar a publicidade de acordo com o tipo de aparelho que a pessoa esteja utilizando. Sendo assim, desenvolver uma estratégia própria para cada tipo de device aumenta as chances de atrair o cliente e concluir uma venda.
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