A nova pesquisa “Chatbots: Retail, e-Commerce, Banking & Healthcare 2017-2022”, divulgada nesta semana pela Juniper Research, prevê que os chatbots serão responsáveis pela economia de custos de mais de US$ 8 bilhões por ano até 2022. Segundo o estudo, somente no ano de 2017 a economia será superior a US$ 20 milhões.
O levantamento revela ainda que os setores de saúde e bancário serão os maiores beneficiados com a tecnologia que promete redefinir o setor de atendimento ao cliente. Segundo os autores, a taxa de sucesso das interações de bot no setor de saúde passará dos 12% atuais para mais de 75% em 2022. No setor bancário, a expectativa é que a taxa cresça ainda mais e alcance o patamar de 90% no mesmo ano.
O estudo indica que o corte de custos será proporcional à velocidade de atendimento e da solução dos problemas dos clientes. A autora da pesquisa, Lauren Foye, disse acreditar que os provedores de serviços de saúde e os bancos que usam bots podem esperar economias de tempo médio de pouco mais de 4 minutos por consulta “ Isto proporcionará uma economia média de custo entre US$ 0,50 e US $ 0,70 por interação”, afirmou.
O avanço da Inteligência Artificial também reduz a necessidade de atendentes humanos, com forte impacto na empregabilidade. A Juniper descobriu que muitos bots são adequados para consultas como o diagnóstico de saúde, onde os usuários podem selecionar respostas pré-definidas, permitindo que os bots avaliem os problemas de saúde e recomendem ações. Com a maior capacidade de AI, os bots poderão, inclusive, auxiliar em diagnósticos de saúde mais sofisticados, como monitoramento e análise da saúde mental.
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