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08 de janeiro de 2013 - 23:05

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Empresa lançou o Orbium Social, que transforma menções em sites como Twitter e Facebook em informações estratégicas para apoiar as tomadas de decisão.

Atenta às demandas do mercado, a Orbium, fornecedora de soluções de atendimento ao consumidor, lançou um sistema para monitorar marcas, pessoas e produtos em redes sociais.

Batizado de Orbium Social, a ferramenta utiliza técnicas de Big Data para rastrear, armazenar e processar as publicações nas redes sociais, sites de notícias, blogs e canais como o Reclame Aqui, transformando-as em dados estratégicos para auxiliar nas tomadas de decisões.

“Desenvolvemos a solução em linha com a necessidade do mercado”, sintetiza Fabrício Martins, vice-presidente de operações da Orbium. De acordo com ele, as redes sociais não podem mais ser ignoradas pelas empresas e por isso elas já começam a criar estratégias nessa área.

Levantamento realizado pela Orbium com 156 companhias no Brasil, aponta que 57% das organizações já realizaram monitoramento de suas marcas nas redes sociais manualmente e 23% de forma automatizada.

Martins explica que o Orbium Social faz uma varredura completa e de forma automática no Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, Youtube, Reclame Aqui e sites de notícias que aceitam comentários de leitores, para mapear menções.

Segundo a empresa, agências de marketing, publicidade, profissionais que trabalham com inteligência de mercado e pessoas físicas [como artistas e políticos] podem usar a tecnologia para mapear o que falam sobre elas nas redes. O software, então, entende as redes sociais como mais um canal do contact center, integrando as informações extraídas dessas mídias às funcionalidades do atendimento ao cliente.

O executivo aponta que a revolução de um problema gerado a partir das redes sociais e enviado para a ferramenta pode acontecer em um período de tempo até 80% menor em comparação com canais tradicionais como e-mail e telefone. “Hoje, as empresas têm de ser ágeis. Uma reclamação na internet é algo crítico para os negócios”, afirma.

A tecnologia pode ser implementada dentro de casa ou ainda na nuvem, assinala Martins. O sistema também pode ser adquirido individualmente para empresas ou pessoas que tenham interesse em conhecer e gerir sua imagem no universo virtual. Ou ainda integrado ao Orbium, software de contact center que gerencia o relacionamento com clientes.

Mobilidade

O sistema terá versão compatível com Android, informa Martins, o que permitirá o acompanhamento do trabalho por meio de um smartphone ou tablet. “As análises geradas pelo Orbium Social serão filtradas e poderão ser consultadas a partir desses aparelhos, de acordo com a necessidade de cada usuário”, explica.

O download do aplicativo para dispositivos móveis estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2013 em lojas virtuais, como a Google Store e a Apple Store. A companhia tem planos de liberar o aplicativo para usuários de outros sistemas operacionais em breve.

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