Por: Albert Deweik
O atendimento multicanal morreu faz um tempo e, se eu sou o primeiro a te dar essa notícia, preocupe-se: é hora de correr atrás do futuro. É hora do atendimento omnichannel.
Você está atendendo seu cliente como ele espera? Se for com uma estratégia de atendimento multicanal, talvez tenha que reconsiderar.
A estratégia de atendimento multicanal já é coisa do passado! É sério. Oferecer atendimento que funcione apenas separadamente por chat, e-mail, telefone, redes sociais, mobile, presencial, etc… já morreu. Para mim, está tão no passado quanto o atendimento por carta.
Você deve estar achando que isso é piada, né? Calma. Eu explico.
Um negócio chamado Internet
As empresas sempre se movimentaram como quiseram, impondo seus padrões e regras, de acordo com a sua própria vontade. Até que apareceu um negócio chamado Internet. E, junto com a Internet, o conceito de colaboração e redes sociais. De repente, as empresas se viram nuas perante seus clientes, seus prospects, concorrentes e outros agentes do mercado.
É preciso mudar
Algumas empresas entenderam que precisavam mudar e se adaptar a nova realidade. Que, aquela relação onde o poder estava quase que exclusivamente em suas mãos, estava se esfarelando.
Essas empresas se adaptaram e sobreviveram.
E quem ficou para trás?
Mas, e se pensarmos nas que continuaram achando que tinham o poder total e que, poderiam impor suas regras, independentemente da vontade do consumidor? Quantas delas ainda existem?
Segundo um levantamento feito por Teresa Novellino, editora da Upstart Business Journal, 52% das empresas listadas na Top 500 Fortune em 2000, não existem mais em 2015. Segundo a autora, 30% dessas, por culpa exclusiva da empresa que insiste em não mudar seu modelo de negócios ou serviço.
Mas o que isso tem a ver com o fim da estratégia de atendimento multicanal?
Enquanto muitas empresas estão ainda entrando na onda de disponibilizar diversos canais de atendimento, seus clientes já estão anos-luz a frente, exigindo que o atendimento seja omnichannel. Um único canal, uma única experiência, com todas as possibilidades.
E você pode identificar a principal diferença entre os dois métodos aqui: enquanto uma estratégia multicanal oferece diversos pontos de contato que não convergem, a estratégia omnichannel une todos em uma única interface para o operador, uma única experiência para o consumidor e uma única visão das empresas sobre esse processo.
O atendimento multicanal existe há anos. Não é novidade para o mercado, nem para o consumidor. E muitas empresas ainda se vangloriam de disponibilizar diversos canais, mas por serem vários funcionando de maneira separada, não conseguem entrar no contexto necessário.
O cliente quer mais
Ele não quer mais ter só a possibilidade de falar por vários canais. Ele quer ter a possibilidade de manter o mesmo relacionamento (e, consequentemente, o mesmo protocolo) em todos os canais possíveis e imaginários. O cliente que iniciar uma conversa pelo chat e terminar pelo telefone. Quer fazer uma reclamação no Facebook e receber uma ligação ativa, na sequência, no mesmo momento. Ele quer uma experiência integrada e não sentir a transferência de canais, que seja tão fluída quanto as demais atividades de sua vida, online ou offline.
Ele exige ter a mesma experiência de relacionamento, não importa o canal acessado. Ele não quer mais barreiras quando precisa trocar de canal, seja por exigência própria, técnica ou da empresa.
Um exemplo:
Como consumidor, quantas vezes não iniciamos um atendimento pelo chat com uma empresa e determinado procedimento desejado não pode ser concluído devido ao canal escolhido? Nos forçando a iniciar o processo em novo canal, do zero?
Conclusão
Chega! Está decretado o fim da barreira de canais. E quem está decretando não sou eu, é o seu cliente!
Foi-se o tempo que disponibilizar canais independentes de atendimento era motivo de orgulho. Foi-se o tempo que enviar cartas era o único meio de se comunicar com a empresa.
O cliente exige o fim das barreiras e você precisa estar preparado para isso. Nós estamos! Venha conhecer a única plataforma omnichannel de atendimento do mundo aqui na NeoAssist. Acredite: seu cliente vai gostar. Ele já é omnichannel.
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