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11 de julho de 2017 - 18:07

Importancia-do-autoatendimento-em-tempos-de-crise-televendas-cobranca

Por: Talita Cruz

O Brasil passa por um momento difícil, em que as empresas precisam reavaliar estratégias e em muitos casos, reduzir custos.

Mais do que nunca, fidelizar o cliente é fundamental para garantir que o seu negócio não seja tão afetado. Essa pode parecer uma tarefa difícil, já que o mercado está cada vez mais competitivo e a concorrência não mede esforços para “fisgar” o consumidor.

Porém, criar um relacionamento duradouro com o seu cliente depende de alguns detalhes simples, que não devem ser esquecidos durante uma enxurrada de estratégias e investimentos.

O autoatendimento é algo muito buscando, falado, mas pouco explorado pelas empresas de e-commerce. A ideia é simples: Incluir no site uma barra de busca em que os consumidores possam esclarecer suas dúvidas, 24h por dia, sete dias por semana.

Não confuda autoatendimento com FAQ

Aí você diz “mas eu já tenho uma FAQ no meu site”. É importante deixar claro que FAQ e autoatendimento são duas coisas diferentes. Uma FAQ é uma página estática, geralmente com textos enormes, que a maioria dos consumidores têm preguiça de ler e preferem entrar em contato pelo SAC.

O autoatendimento trata-se de uma barra de busca, onde o cliente pode digitar suas perguntas de forma natural e obter a resposta que precisa. Esse sistema, além de reduzir custos com o SAC, aumenta a conversão de vendas, já que o cliente tira a sua dúvida muito mais rápido.

Existem empresas especializadas em implantar essa tecnologia em sites, e o processo é bem rápido. Ao apostar no autoatendimento, é necessário também investir no conteúdo. Vale a pena contratar uma agência (ou até mesmo, freelas), para entender seu negócio e aprofundar as informações do seu site.

Sabemos que o consumidor é exigente, mas, através de ações simples, sua empresa também pode fidelizá-lo. Com criatividade e foco no cliente, é possível aproveitar o momento e fazer da crise uma boa oportunidade para inovar.

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