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Como acertar o horário de envio ideal do e-mail marketing?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: E-Commerce News
04 de março de 2020 - 17:00

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A escolha do melhor horário para o envio de campanhas de e-mail marketing está cercado de muito debate e algumas controvérsias. É difícil chegar a uma resposta unânime. Acompanhar as métricas, conhecer hábitos e comportamento do público na internet e realizar testes com diferentes propostas de e-mail é um bom caminho para a definição dos melhores horários.

Para tentar resolver esse dilema, o CEO da Mailbiz, empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing, Vinicius Correa, sugere responder a algumas perguntas para se chegar a alguma conclusão. Vamos a elas:

O seu público costuma trabalhar em escritório ou na rua?

Correa ressalta que, caso a maioria do público em potencial trabalhe em escritório, é bem provável que ele esteja utilizando um computador ao longo do dia. “Isto aumenta as chances de abrir o e-mail em horário comercial, tanto no início do dia, como no horário de intervalo (mais ou menos entre meio-dia e 14h”, revela. Nesses casos, diz, é interessante enviar as campanhas no início da manhã, por volta das 8h. Correa lembra, ainda, que enviar no horário da madrugada em geral não traz bons resultados, pois as pessoas recebem muitos e-mails neste horário e quando abrem a caixa de entrada pela manhã, a tendência é apagar o que não interessa e o e-mail pode acabar indo para o lixo.

Se o público trabalha na rua, como por exemplo os professores, médicos e representantes comerciais, diz Correa, é mais provável que eles acessem os e-mails na parte da noite. O conselho dele, para a comunicação com esse público, é enviar as campanhas mais no final da tarde ou no início da noite.

O quão “conectado” à internet é o seu público?

Nesse item, Correa sugere analisar a questão da idade e hábitos de compra do público. Ele dá o exemplo de lojas que vendem games: nesses casos diz, o público é predominantemente jovem e vive conectado muitas horas por dia, seja via computador ou smartphone. Por receber muitos e-mails, Corrrea aconselha que as lojas invistam em conteúdo relevante, pois é a melhor forma de chamar a atenção desse público.

Por outro lado, se o público não é muito conectado, seja pela idade ou pela profissão, aumentam as chances de que leia os e-mails no horário de intervalo do trabalho ou à noite, acredita Correa. Nesses casos, enviar próximo ao meio-dia ou no final da tarde é bastante indicado.

O seu público trabalha com o produto/serviço que você vende?

Outro ponto importante é analisar o tipo de público predominante: varejo (que normalmente compra os produtos para consumo pessoal) ou atacado (normalmente empresas que compram produtos para revender). No caso do atacado, diz Correa, o mais recomendável é enviar as campanhas em horário comercial, entre 9h e 10h ou entre 13h e 14h.

Correa afirma que essas 3 perguntas são efetivas para chegar bem próximo de saber o horário ideal de envio para a visualização do público da loja. Contudo, adverte ele, é apenas com testes práticos que se chegará a uma resposta definitiva. “Se o público é pessoa física que trabalha em escritório, tente enviar às 8h e às 14h e acompanhe os resultados para ver qual responde melhor. Faça esse teste com a mesma campanha, no mesmo dia, enviando para metade da base em um horário e para a outra metade no outro Se o público trabalha na rua, tente enviar às 11h e às 18h e acompanhe os resultados da mesma forma”, sugere.

Como dica final, Correa aconselha que, ao encontrar o melhor horário para envio, se crie a rotina de enviar sempre nesse mesmo horário. “Isto vai acostumar o seu público, mesmo que de modo inconsciente, e tende a fazer com que os seus resultados sejam cada vez melhores”, conclui.

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