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05 de fevereiro de 2020 - 17:03

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O mercado de trabalho tende a apresentar dificuldades e empecilhos para muitas pessoas, especialmente quando o assunto é a diversidade de gênero e o acolhimento respeitoso das diferenças dentro de uma empresa.

Para construir um mundo mais justo e respeitoso, é fundamental entender essas questões e tratá-las de forma honesta e exemplar em qualquer negócio. Nesse contexto, compreender a diversidade e a inclusão no mercado de call center é um passo necessário que, felizmente, pequenas e grandes empresas estão dando atualmente.

Dentro do mercado de call center, a receptividade e o respeito às particularidades de cada indivíduo, como a diversidade de gênero, já se apresenta como um fator cultural. Hoje, grande parte das companhias desse segmento já adotam políticas de respeito à diversidade e contam com colaboradores e times diversos, contribuindo para um mercado de trabalho mais justo.

Neste post, daremos a você um panorama sobre como funciona a diversidade e a inclusão no mercado de call center, citando os principais motivos pelos quais as empresas devem contar com um time diverso e destacando os pontos positivos que essas mudanças podem trazer. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Diversidade e a inclusão no mercado de call center

Como você viu ali em cima, o mercado de call center apresenta hoje uma cultura de respeito à diversidade e adota políticas de inclusão, com destaque para aquelas que visam abraçar as questões da diversidade de gênero e respeitar a individualidade de cada colaborador.

Além de ser um alinhamento ético e que vai de encontro aos valores de empresas que priorizam as pessoas, essas políticas também apresentam fatores estratégicos para existir no mercado. Entre os principais ganhos, pode-se destacar a formação de times mais amplos e diversificados, com potencial ainda maior para entrega bons resultados.

Devido à estrutura diferenciada de trabalho dos call centers, as particularidades dos funcionários são respeitadas e agregam conhecimento, pontos de vista e experiências distintas, tornando os times melhor adaptados e mais capazes de lidar com os diversos perfis de cliente que possam demandar atendimento. Com isso, o cliente passa a ser melhor compreendido e recebido por uma equipe que respeita e valoriza suas particularidades e necessidades específicas.

Motivos para contar com um time diverso na sua empresa

Além dos ganhos indiretos citados no tópico anterior, é preciso destacar também alguns dos motivos diretos pelos quais a sua empresa deve contar com um time diverso.

Nesse contexto, vale citar questões como a diversidade de ideais e pontos de vista, o aumento da criatividade e de visões distintas para projetos, a facilidade para resolver conflitos e o impacto positivo no trabalho contra a intolerância. A maior eficiência dos times diversificados também são fatores a serem considerados pelos gestores na estruturação de suas equipes de trabalho.

Veja abaixo alguns detalhes sobre cada um desses tópicos:

Ideias e pontos de vista diferentes

Ao agregar pessoas de diferentes grupos, classes sociais, gêneros, orientações sexuais, religiões e outras características individuais, as equipes passam a contar com maior diversidade de ideias, pontos de vista, conhecimentos e vivências.

Essa pluralidade abre espaço para o dinamismo e o crescimento mútuo de todos os envolvidos, já que a troca de experiências dentro e fora do ambiente de trabalho se torna mais rica, humanizada e valiosa.

Além de trazer para a empresa a possibilidade de contar com os mais diversos perfis de profissionais, aumentando o potencial de resultado das equipes, a adoção de times diversos também contribui para o crescimento do espírito de equipe, da solidariedade e do respeito às diferenças, tanto dentro quanto fora da empresa.

Mais criatividade e novas ideias

É interessante notar que as equipes integradas por pessoas diversas também obtém ganhos quanto à criatividade, o fluxo de informações e a formação de novas ideias, já que possibilitam a discussão sadia de pontos de vista distintos, gerando debates construtivos e reflexão de assuntos que passam a agregar a cultura da empresa como um todo.

Também vale dizer que pessoas com diferentes experiências, conhecimentos e histórias de vida contribuem para que o time seja mais criativo e identifique melhor as oportunidades a serem exploradas, já que muitas vezes a visão de um colaborador complementa o ponto de vista de outro, construindo uma harmonia na atuação do time como um todo.

Resolução de conflitos gerados pela intolerância

É papel social das empresas atuar na resolução de conflitos e na construção de uma sociedade mais saudável e que respeita a diversidade. Por isso, contar com equipes de colaboradores diversos contribui para a resolução de conflitos e problemas com intolerância, já que estimula a troca de experiências, conhecimentos e a construção de respeito mútuo.

Além de valorizar o respeito e incentivar as políticas de inclusão, as empresas diversificadas também permitem que pessoas em diferentes situações tenham espaço de fala, fazendo valer seus direitos.

Melhoria da reputação da empresa

Uma empresa que respeita a diversidade é vista tanto pelos colaboradores quanto pelos clientes como uma empresa interessante para se trabalhar ou fazer negócios. Isso influencia tanto nos resultados relacionados aos clientes quanto no sentimento de pertencimento do colaborador dentro do quadro da empresa, aumentando a satisfação deste em trabalhar nos projetos desenvolvidos ali.

Esse fator também contribui para que a empresa ofereça um ambiente saudável e confortável para os mais diversos tipos de pessoas, facilitando seu crescimento pessoal e profissional, valorizando os indivíduos e investindo na capacitação do colaborador sem desconsiderar sua individualidade.

Valorização da individualidade do colaborador

A valorização da individualidade do colaborador também é um motivo pelo qual a empresa deve adotar políticas de inclusão e de respeito a diversidade. Afinal, cada indivíduo dentro de uma equipe possui talentos e capacidades distintas, demandando tratamento justo independentemente de seu gênero, classe, etnia ou religião.

Programas de inclusão em call centers

Como você pôde perceber, a adoção de políticas de valorização da diversidade e a inclusão no mercado de call center são questões de grande impacto social e profissional dentro e fora da empresa.

Essas políticas impactam diversos setores da sociedade e não abrangem somente os colaboradores diretos de uma empresa, mas também auxiliam na construção de um mercado de trabalho mais seguro, receptivo e respeitoso com a diversidade.

Agora, nós queremos saber de você: qual é a sua opinião a respeito da diversidade e a inclusão no mercado de call center? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e converse sobre o assunto com seus amigos e colegas de trabalho!

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