Você já deve ter pensado em ter um atendimento mais rápido e eficiente no inbox de sua página, certo? No Facebook Messenger, uma das melhores soluções atualmente é criar um robô do Messenger.
Isso porque, os robôs são um tipo de tecnologia que simula diálogos com humanos por meio de uma série de comandos pré-programados.
Eles são uma ferramenta essencial para qualquer negócio que deseja agilizar o atendimento e melhorar o relacionamento com o cliente dentro do Facebook.
Hoje, já são mais de 100 mil bots ativos mensalmente dentro do Messenger e já são trocadas mais de 2 bilhões de mensagens mensalmente entre pessoas e empresas dentro do Messenger (incluindo mensagens automáticas ou iniciadas por pessoas).
FERRAMENTAS PARA CRIAR UM ROBÔ DO MESSENGER
Hoje, são várias as ferramentas para você criar um robô do Messenger, por isso selecionamos as melhores e mais usadas aqui para você. Olha só:
1. CHATCLUB
O ChatClub é um dos mais conhecidos aqui no Brasil. Além disso, a ferramenta é responsável pelos robôs de empresas como: UFC, AVON e FOX e também de artistas, como o Luan Santana.
Ao entrar na ferramenta, você pode escolher entre 2 objetivos para a criação de um bot:
Chatbot de Conteúdo: indicado para marcas e celebridades, pois com ele você pode divulgar conteúdos de forma interativa e divertida. Com ele é possível criar quiz, chats em grupo, enquetes, autógrafos e mais.
Chatbot FAQ: já este outro objetivo é indicado para empresas que desejam usar o Messenger como suporte de dúvidas de seus clientes, por exemplo. Ele usa, basicamente, a Inteligência Artificial para mostrar a melhor resposta à pergunta do seu cliente, o que torna menos necessária a intervenção de um humano.
Para os dois objetivos está disponível a opção de visualizar uma demonstração dos bots. Esse preview é interessante para você descobrir tudo o que é possível ser feito.
Para começar a criar um robô do Messenger no ChatClub é preciso preencher um formulário. Você deve aguardar o contato da empresa ou conectar diretamente o seu perfil do Facebook com a ferramenta.
2. MANYCHAT
O Manychat é uma ferramenta onde você também pode criar um robô do Messenger.
Uma de suas maiores vantagens é que dentro dela você pode monitorar os comentários e responder, com atendimento humano, questões mais complicadas ou difíceis para o bot.
O chat ao vivo notifica você quando é necessária uma atenção maior e facilita a sua conversa com o cliente.
Além disso, dentro do Manychat você pode criar sequências de conteúdos programadas, criar segmentações entre o seu público através de tags e até enviar mensagens com anexos.
A ferramenta conta com uma versão gratuita que inclui vários recursos e também possui uma versão PRO para quem quiser se aprofundar.
Um ponto negativo é que a ferramenta e todos os materiais de suporte não possuem versão em português, estão todos em inglês.
3. CHATFUEL
O Chatfuel é mais uma ferramenta para criação de robôs. O ponto forte do serviço é que ele segue a filosofia “what you see is what you get”, que preza pela facilidade de uso, inclusive para pessoas que não entendem de programação.
Marcas como Adidas, BuzzFeed, MTV e UBER usam o Chatfuel atualmente para a criação de seus conteúdos e suporte via bot.
O legal do Chatfuel é que a ferramenta tem versões diferentes para cada tipo de negócio:
- Meios de Comunicação;
- Equipe de Esportes;
- Empresa de serviços;
- Negócios que necessitam de FAQ;
- Empresas de eventos.
A plataforma é totalmente gratuita e você só terá que pagar a versão premium se o objetivo for atingir mais de 500.000 usuários ativos mensais.
4. MICROSOFT BOT PLATAFORM
A Microsoft também criou a sua versão. Porém, com ela é necessário que você entenda de programação e desenvolvimento web para que seja implementado.
Por exemplo, você pode usar o Bot Builder, um código aberto que permite a construção de diálogos simples ou sofisticados para a sua empresa.
Uma notícia boa é que para o Messenger alguns canais já estão pré-configurados. Porém, a ferramenta, por enquanto, está em inglês e exige conhecimentos mais avançados.
5. IMPERSON
O Imperson é uma ferramenta bastante interessante, entre as empresas que usam ela estão: Disney, AmazonStudios e a Paramount.
Com ela é possível criar bots para Facebook Messenger, Skype, Kik, Slack, Twitter, Amazon e outros.
A maior promessa da ferramenta é que com ela uma equipe criativa vai auxiliar você na criação de uma linguagem e personalidade correta para o seu robô. Assim, você vai criar uma experiência autêntica e extremamente positiva com o seu cliente.
A ferramenta também fica responsável pela implantação e hospedagem do seu bot, fornece dados avançados para análise e informações em tempo real.
Um ponto negativo é que para a criação do seu robô, você terá que entrar em contato com a empresa por e-mail e em inglês. Ela não tem versão gratuita e os valores não são divulgados no site.
6. BOTS FOR MESSENGER DO FACEBOOK
No principal evento do ano do Facebook, o Facebook F8 2017, foi lançado o “Bots for Messenger”.
Essa ferramenta permite a criação de robôs por desenvolvedores e empresas que querem mais com o Messenger.
Com ela desenvolvedores ou programadores podem construir bots e enviar para análise da equipe do Facebook que, em seguida, decide se entra ou não no Messenger.
As maiores vantagens desta ferramenta são:
A API de envio e recepção;
Os modelos genéricos e semi-prontos de mensagens;
Personalização da tela de boas-vindas do Messenger.
Essa ferramenta é totalmente gratuita, porém exige conhecimentos mais avançados em programação. Você também precisa de mais tempo para que sejam criados seus bots do zero.
Você já conhecia alguma dessas ferramentas? Elas são opções bem interessantes para você seguir a tendência da automatização do atendimento na sua fanpage.
Agora, queremos saber de você! Em seu negócio, você já está utilizando os robôs do Messenger? Conte como está sendo a sua experiência com os chatbots aqui nos comentários ou o que te deixa inseguro para realmente começar a usar o recurso.
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