Devido ao incrível avanço da tecnologia nos últimos anos, a comunicação tem se modificado em grande velocidade. Com certeza, você conhece o WhatsApp. Mas sabia que o aplicativo, que faz parte do cotidiano de muita gente, também vem sendo utilizado como ferramenta para os negócios?
A negociação por WhatsApp está se tornando uma prática bem comum, facilitando a comunicação também entre empresas e seus clientes e parceiros comerciais.
Como em toda situação, existem dois lados. Neste post, explicaremos melhor as vantagens e desvantagens dessa nova realidade de interação digital via WhatsApp. Confira!
Quais as vantagens da negociação por WhatsApp?
Considerando o cenário de rápido desenvolvimento tecnológico, entenda quais são as vantagens de aderir à negociação por WhatsApp.
As trocas de mensagens têm eficiência e velocidade
Há poucos anos, o único canal para interação a distância com empresas era o telefone. Depois, surgiu o e-mail — que, em alguns casos, ainda deixa a desejar para alguns clientes, por conta da eventual demora para receber um retorno adequado da empresa contatada.
O WhatsApp possibilita o estreitamento das relações, com maior velocidade. E quebra aquela ansiedade da espera, pois a comunicação pode ser instantânea. A possibilidade de checar as mensagens que foram recebidas e não lidas faz com que dificilmente alguma fique sem resposta imediata. Especialmente, quando se trata de negócios.
Inclusive, a velocidade da resposta funciona como termômetro para os clientes avaliarem o atendimento no canal.
O custo é quase nulo
Em tese, o WhatsApp cobra apenas um dólar ao ano por usuários. Dizemos em tese porque muitos usuários nunca pagaram nenhuma quantia para usar o aplicativo e seus recursos. Não existem restrições ao número de mensagens enviadas ao dia, nem ao número de contatos que podem recebê-las.
Considerando que é possível enviar mensagens de texto, de voz, imagens, vídeos e fazer chamadas (interurbanas e internacionais), tudo isso gratuitamente, usando apenas uma conexão à Internet, a empresa não gastará nenhum valor a mais pelo uso da ferramenta.
As mensagens são criptografadas
Isso significa que apenas o emissor e o receptor têm acesso às mensagens que são enviadas. Todo conteúdo estará seguro. E há suporte para as versões mais recentes dos sistemas, como Android, Windows e iOS.
Apenas utilizadores autorizados serão capazes de decifrar as mensagens. Isso facilita a proteção às negociações mais complexas e sigilosas. Mais de um bilhão de usuários podem se expressar livremente, sem temer que pessoas indesejadas leiam as conversas.
E quais as desvantagens da negociação por WhatsApp?
É importante considerar os pontos negativos da negociação por WhatsApp. Ainda que o WhatsApp tenha sido eleito como o canal de comunicação favorito entre usuários, algumas desvantagens poderão ser consideradas a seguir.
O backup é necessário
De tempos em tempos, o aplicativo solicita que seja feito um backup das conversas. Ou seja, sabemos que tudo ficará arquivado no aplicativo, mas isso toma espaço nos smartphones. Nos casos de roubo ou perda do aparelho, se não for feito um backup apropriadamente, todas as transações serão perdidas.
Caso sejam necessárias comprovações, é fundamental ter o backup das conversas em dia. O mesmo funciona para os números dos contatos feitos no aplicativo.
Os horários não são bem definidos
Nem todas as pessoas têm bom senso ao utilizar o aplicativo. O desrespeito aos horários comerciais pode acontecer, e mensagens serão recebidas de madrugada, por exemplo.
É interessante definir um horário para acessá-las e respondê-las.
A privacidade é questionável
É interessante ainda ter um número pessoal e outro para o trabalho. Misturar os dois pode gerar falta de privacidade e a sensação de que você nunca se desconecta do trabalho.
Ainda é mais complicado se as pessoas confundirem a utilização da ferramenta para enviar mensagens desnecessárias, como correntes e boatos. Isso pode tirar sua atenção e atrapalhar suas negociações.
A negociação por WhatsApp pode ser altamente benéfica, mas nem sempre será aplicável para todos os perfis de profissionais e empresas. Com prudência e bom senso, é possível usufruir dos benefícios dessa tecnologia e fechar bons negócios, deixando clientes e parceiros de mercado satisfeitos.
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