Um dos maiores desafios das financeiras e empresas de cobrança está em efetuar a localização de devedores – isso ocorre, pois mesmo com a pró-atividade dos bancos em tentar realizar atualizações cadastrais a cada interação dos clientes em seus canais, ainda é comum que os dados só sejam efetivamente atualizados na hora de uma requisição de um crédito – isso significa que se o proponente fizer um financiamento em 60 vezes, e deixar de pagar a partir da parcela 36, provavelmente o seu cadastro já esteja há 3 anos desatualizado!
Diante deste cenário, empresas de cobrança devem realizar processos recorrentes de enriquecimento cadastral visando obter dados de telefones, endereços e e-mails mais atualizados para a efetiva localização de devedores. Mas uma mudança de comportamento (e do mercado) tem afetado fortemente a cobrança e localização: a digitalização da comunicação.
Com o aumento das vendas de smartphones associada aos novos modelos de pacote de internet ilimitada, observamos que as pessoas tem se comunicado cada vez mais via WhatsApp – tanto que hoje, se tornou “estranho” receber ligações de um amigo (a não seja que seja via WhatsApp!)- imagina um contato de cobrança! Por isso, identificar qual o telefone do cliente em débito com WhatsApp ativo é tão essencial para a localização de devedores.
Quando pensamos nas dívidas de alto ticket médio, as empresas vêm se aperfeiçoando mais e mais para superar estes desafios e realizar a localização de devedores – principalmente por este perfil de cliente já estar acostumado a “fugir” de “cobradores”.
Hoje, além das tradicionais células de Hard Skip (que tem como foco realizar uma análise e investigação mais depurada dos clientes devedores com foco na efetiva localização), também observamos a utilização de scripts de contato cada vez mais personalizados, indo de uma simples pesquisas de mercado, ao contato para informar sobre uma “oportunidades de emprego”, tudo isso com o intuito de (realmente) facilitar a localização de devedores.
Outra estratégia que estão sendo muito utilizada para dívidas de altos valores é a localização via LinkedIn e Facebook. Como funciona? De forma macro, as empresas criam perfis “fakes” (e não relacionados às empresas de cobrança), apenas com o objetivo de pesquisar os devedores nas redes sociais, identificando o seu local de trabalho e pessoas relacionadas. Claro que essa estratégia de localização de devedores só terá aderência caso o nome do cliente não possua homônimos, do contrário, as chances de identificação serão remotas, por não saber quais das pessoas listadas nas redes é efetivamente o devedor.
Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de cobrança, desenvolveu uma solução exclusiva no Brasil que auxilia as empresas na melhora destas localizações através do WhatsApp. Através de uma plataforma online, é possível identificar quais os telefones atualizados associados ao devedor, e quais destes, estão com o WhatsApp ativo – além disso, a companhia retorna a foto utilizada pelo devedor no aplicativo. Com isso, as empresas já conseguem iniciar as ações de cobrança via acionamento telefônico, e em caso de insucesso, identificar o cliente nas redes sociais (através da foto retornada pela Think Data associada ao WhatsApp do devedor) e realizar ações via Facebook e LinkedIn, melhorando em até 30% os indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa).
Para conhecer gratuitamente a solução de localização de devedores com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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