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7 atributos do consumidor 3.0 e como conquistá-lo

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
02 de setembro de 2019 - 17:04

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Ao contrário de muitas definições que buscam traçar o perfil de consumidores, quando se fala em consumidor 3.0, faixa etária, renda ou gênero são irrelevantes. Esse novo consumidor caracteriza-se pelo uso da internet e algumas características básicas de comportamento.

O consumidor 3.0 pode ser descrito como detentor da informação, hiperconectado e ciente sobre o poder de escolha que tem em mãos. Nesse cenário, o atendimento de qualidade é um dos principais meios para conquistá-lo.

Listamos abaixo sete atributos do cliente 3.0 para ajudar sua empresa a conhecê-lo melhor e adaptar suas estratégias de atendimento para essa nova realidade.

1 – O consumidor 3.0 é altamente informado

Com a pulverização da internet e dispositivos móveis, qualquer informação está a um clique de distância. Com o Google, por exemplo, todo consumidor pode buscar por informações a respeito do melhor produto ou empresa para atender suas necessidades a qualquer momento.

Hoje em dia, um site desatualizado sem canal de comunicação com os clientes afeta diretamente a imagem da empresa. O conteúdo deve ser completo e coerente com o posicionamento de marca, buscando sempre a integração dos canais para proporcionar uma experiência mais completa ao cliente.

2 – Socialmente conectado

O novo consumidor é hiperconectado e, com as redes sociais, ele passou a ter um canal de comunicação direto com as marcas. Essa característica tem também seu lado negativo, pois as mídias sociais são um mural para clientes insatisfeitos divulgarem reclamações.

Por isso, prezar pelo atendimento de qualidade é cada vez mais eficiente para atrair e cativar clientes, gerando até mesmo um marketing positivo posteriormente.

3 – O consumidor 3.0 é sensível a preços

Segundo um levantamento feito pela Loyalty Marketing, apenas 21% dos consumidores dão prioridade para marcas em relação ao preço e 64% vão demorar de 5 a 10 minutos procurando o preço mais em conta na relação custo-benefício.

Marcas que não geram valor para o consumidor 3.0 e não praticam preços justos tendem a perder mercado. Afinal, esse novo perfil de cliente é mais sensível em relação ao preço.

4 – Confia nos outros usuários

Outra característica do consumidor 3.0 é levar em consideração a avaliação de produtos ou serviços feitos por outros clientes.

A opinião social, muito pulverizada pelas redes sociais, é extremamente valorizada pelo novo consumidor. Isso reforça ainda mais a necessidade de causar uma boa impressão em seu cliente, oferecendo uma experiência de compra favorável de ponta a ponta.

O TripAdvisor é um exemplo claro: na plataforma, existem mais de 75 milhões de avaliações feitas por usuários, o que pode influenciar na decisão de possíveis novos clientes.

5 – Autopromoção

A autopromoção é praticada por todo consumidor 3.0, principalmente nas redes sociais. Dessa maneira, ele busca a validação de outras pessoas demonstrando suas aquisições, conquistas pessoais e profissionais.

Acompanhe a jornada dos seus clientes, inclusive após a compra. Fazendo isso, você facilita a fidelização e o encantamento, tornando-os propensos a falar bem de sua empresa e soluções.

6 – Gratificação instantânea

A palavra que define a geração atual pode ser “imediatismo”. Produtos e serviços precisam ser entregues no tempo e local que melhor se encaixam às necessidades dos seus clientes. O atendimento ao cliente também precisa se adaptar e sua empresa deve estar disponível quando o consumidor 3.0 quiser entrar em contato.

7- Segurança

Nos primórdios da internet, as pessoas tinham receio de inserir dados pessoais e outras informações em sites institucionais. Atualmente, o consumidor 3.0 joga na web uma grande quantidade de dados por conta própria – não que isso seja bom, mas abre espaço para reflexão. Os clientes têm mais confiança nos ambientes virtuais e, com isso, facilitam a comunicação nos canais digitais das empresas.

Facilite o relacionamento com seus clientes e disponibilize meios seguros para que seu público consiga falar diretamente com você. Quanto aos dados pessoais, só solicite informações essenciais para a empresa e deixe claro para quais fins serão usadas. Vale consultar a nova Lei de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18) sancionada em 14 de agosto de 2018 pelo presidente Michel Temer, que deve entrar em vigor em 2020.

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