O consumidor 4.0 é superconectado e empoderado. Compreender seu comportamento é fundamental para o sucesso de qualquer empresa!
O comportamento do consumidor está mudando em uma velocidade vertiginosa. Hoje ele está superconectado à internet, consumindo conteúdos constantemente e com mais voz do que nunca. A esse perfil damos o nome de consumidor 4.0.
No livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, fala sobre as novas características desses consumidores e como o profissional de marketing precisa se adaptar a essa nova realidade.
Mas você sabe o que isso significa e compreende como esses compradores podem afetar os resultados de sua empresa? Nesta postagem, abordaremos quais são suas principais características, como atingi-los e daremos algumas dicas para você utilizar em planejamento de marketing. Confira!
Quem é o consumidor 4.0?
Conectividade. Essa é a principal característica do consumidor 4.0, contudo, essa é apenas uma delas. Tem também um grande conhecimento sobre as marcas e é capaz de elevá-las ou destruí-las com apenas alguns cliques.
Se o consumidor 3.0 buscava por empresas que iam ao encontro de seus valores, hoje isso já não o satisfaz. Além dessa identificação, o consumidor 4.0 busca um relacionamento muito mais humano e por meio dos mais diversos canais digitais, como as redes sociais.
Esses compradores modernos têm grande intimidade com o meio digital e dispõem de menos tempo para prestar atenção a uma marca, além de sofrerem inúmeras distrações.
Toda essa conectividade empoderou esse novo consumidor, pois ele encontra diversas informações sobre o produto que deseja com pouco esforço, confiando mais em avaliações de outros consumidores do que em informações da própria empresa.
Desse modo, estabelecer um relacionamento humanizado passou a ser fundamental, afinal, uma avaliação negativa no Facebook ou uma reclamação em sites como o Reclame Aqui, pode se tornar um pesadelo para qualquer time de marketing.
Hoje, as empresas não possuem mais controle sobre o que dizem sobre ela e qualquer um tem o poder de viralizar conteúdos na internet e se expressar livremente, seja profissionalmente ou por hobby, tornando-se um influenciador digital.
Para trazer o máximo de eficiência ao seu planejamento de marketing 4.0, é preciso considerar o perfil desse novo consumidor e surpreendê-lo, entregando experiências únicas a clientes únicos.
Como se comunicar com o consumidor 4.0?
1. Estabeleça uma comunicação omnichannel
O consumidor 4.0 precisa encontrar e se comunicar com sua empresa independentemente de onde ele esteja, logo, as empresas precisam diversificar seus canais de atendimento, indo além de um telefone e um formulário de contato em seu site.
É preciso marcar presença nas redes sociais, oferecer um chat online e adotar novas tecnologias de comunicação, como os chatbots e o WhatsApp, por exemplo. Contudo, é preciso ter a certeza de que a experiência do consumidor será a mesma, independentemente do canal escolhido.
Para isso, é preciso ter uma imagem organizacional bem definida, entregando o mesmo conteúdo em todos esses canais, contudo, adaptando a mensagem e a linguagem para cada um deles.
Outra característica do consumidor 4.0 é a mobilidade. Ele pode começar um atendimento via e-mail, passar para as redes sociais e finalizar via telefone, por exemplo, e a empresa deverá acompanhá-lo em todos eles sem “quebrar” essa comunicação.
2. Seja engajado nas redes sociais
No tópico anterior falamos sobre a importância de estar presente nas redes sociais, contudo, é preciso ser ativo e se engajar com os diversos conteúdos e postagem de seu público. Se você não conseguir realizar um bom trabalho nessas redes, é melhor não utilizá-las.
O consumidor 4.0 é imediatista, ou seja, quando ele faz uma menção ou pergunta em uma rede social em que empresa está presente, ele espera alguma resposta dela de maneira rápida. A demora em se pronunciar é algo inaceitável.
Promover enquetes, realizar promoções e conversar de maneira ativa com seus seguidores são atitudes obrigatórias para promover o engajamento nas redes sociais. Lembre-se de que a empresa deverá participar ativamente das mais diversas discussões.
3. Adote uma comunicação mais direta
Outra coisa que tira esses novos consumidores do sério é a enrolação. Lembra-se de que dissemos que eles são imediatistas? Então! Burocracias desnecessárias e a repetição de informações nos diversos contatos são muito mal vistos por eles.
Adotar uma comunicação clara e direta com esses consumidores é essencial para ganhar a sua atenção e simpatia. Em vez de mandar um e-mail gigante com orientações para resolver um problema, opte por mensagens mais curtas e um acompanhamento em tempo real.
Conhece aquela expressão “menos é mais”? Na comunicação com o consumidor 4.0 ela é uma verdade. Mas não confunda mensagens curtas com conteúdo raso! É preciso passar todas as informações de maneira sucinta.
4. Integre o online e o offline
Por se tratar de uma geração nativamente digital, as possibilidades de integrar o mundo online e o offline nunca foram tantas! Iniciar um relacionamento no mundo físico e depois migrá-lo para o digital é comum para os consumidores 4.0. Quem nunca ouviu um “me adiciona lá no Facebook”?
O grande desafio dos profissionais de marketing está em transportar uma ação de um ambiente para outro de maneira contínua, seja por meio de QR Codes, totens digitais no PDV ou, até mesmo, pela possibilidade de comprar online e retirar na loja física.
A tecnologia é parte fundamental do cotidiano desses consumidores e cabe às empresas entender isso e elaborar estratégias para alcançá-los, não importando se eles transitam de um meio para outro, mas sim, se preocupando em entregar uma experiência única e surpreendente.
Por meio dessas experiências é que ocorrerá a fidelização desses consumidores à sua empresa e, consequentemente, a transformação em advogados da marca, indicando-a a amigos e parentes e saindo em sua defesa quando necessário.
A verdade é única: não existe outra maneira de manter a relevância de uma empresa no mercado. É preciso compreender o comportamento do consumidor 4.0 e se adequar às novas tecnologias. Para ele, não existe mais diferença entre o digital e o mundo real.
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