Por: Claudio Santos
O mundo tem se atualizado rapidamente; da mesma forma, a maneira como clientes se relacionam com empresas também vem mudando. O serviço de suporte a consumidores, tão necessário para que uma companhia possa manter consumidores fiéis a sua marca, já é exigido em novos locais. Além do telefone e e-mail, consumidores buscam empresas nas redes sociais, páginas da web e até em seus aplicativos de mensagens instantâneas.
Para se adaptar a essa nova realidade, empresas devem buscar novas tecnologias. O cloud computing, por exemplo, fornece flexibilidade, a possibilidade de eliminar custos e tornar serviços mais escaláveis. Assim, o setor de atendimento pode atender a demandas em diferentes ambientes.
Quer saber mais sobre esse tema e compreender os impactos da integração do cloud computing no atendimento ao cliente? Então acompanhe o nosso post de hoje!
Nuvem e chatbots: agilizando rotinas de suporte
Formas de atendimento automatizado a clientes já estão presentes em várias áreas. Os chatbots — também conhecidos como robôs de atendimento — ganharam popularidade nos últimos anos. Eles são uma forma simples, flexível e barata de automatizar processos de atendimento me plataformas digitais.
Um chatbot consegue ser integrado a múltiplas plataformas, como o Facebook Messenger e o aplicativo Telegram. O seu principal objetivo é solucionar problemas simulando uma conversa em linguagem humanizada.
A partir de comandos dados pelo usuário, o robô encontrará dados e realizará tarefas simples. Para serem totalmente funcionais, porém, os chatbots devem ser integrados aos sistemas de atendimento da empresa com o auxílio da nuvem.
Em uma plataforma centralizada, a companhia consegue expandir o número de funções de cada robô, modificar controles e verificar a maneira como cada usuário interage com a solução. Assim, o negócio otimizará continuamente os seus métodos de atendimento ao consumidor.
Cloud computing no atendimento ao cliente: reduzindo custos e flexibilizando operações
Ao integrar o seu call center com a nuvem, a companhia terá acesso a todas as vantagens dos serviços de cloud, gerando um diferencial competitivo para o seu suporte pós-vendas.
O custo operacional do serviço será reduzido, aumentando a capacidade do negócio investir em novas soluções e na otimização dos seus serviços. Ao mesmo tempo, a capacidade de ampliar recursos diminui o número de falhas em sistemas e gargalos operacionais.
Quando a empresa integra o cloud computing em seus canais de atendimento ao cliente, seus profissionais de suporte atuarão lado a lado para solucionar problemas com outros setores.
Tornando o suporte ao cliente integrado e eficiente
Em tempos de crise, empresas devem encontrar formas de manterem-se competitivas e com serviços de baixo custo. Integrando o cloud computing no atendimento a clientes, o negócio pode não só aumentar a colaboração entre o setor e outras áreas do negócio, mas também a sua capacidade de fidelizar consumidores por meio de um suporte flexível e de alta performance.
A nuvem dá às empresas a agilidade necessária para atender diversas demandas em diferentes plataformas. Logo, os processos podem ser automatizados, reduzindo custos.
Ao mesmo tempo, a maior escalabilidade operacional permite que todos os atendentes conseguirão solucionar problemas com agilidade, garantindo que o suporte pós-vendas seja parte de um grande conjunto de processos que fidelizam consumidores e geram lucros a médio e longo prazo.
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