A inadimplência ocorre por diversos fatores, insatisfação do cliente por ver que o serviço ou produto contratado não foi entregue como o combinado, esquecimento da data do pagamento, desorganização financeiramente, desemprego, doenças dentre outros, assim o principal na hora de cobrar qualquer dívida é ter foco e estratégia para lidar com as diversas situações que podem surgir durante o contato.
O recuperador ou cobrador precisa aliar conhecimento, habilidade e inteligência emocional para persuadir o inadimplente para o pagamento da dívida ou realização de um acordo. Municiar-se de argumentos sustentáveis durante a negociação e evitar confrontos desnecessários com o devedor para não estragar o dia com os mais grosseiros é crucial.
Separei algumas dicas para auxiliar na hora de realizar a cobrança:
1. Não tenha medo de cobrar
A cobrança é um direito do credor, assim como o inadimplente tem uma série de direitos previstos em lei, seu contratante também tem garantia jurídica. O cuidado está no tratamento dispensado ao inadimplente. Seja discreto, atencioso e cordial ao relembra-lo da dívida e a importância em regularizar a pendência.
2. Acredite em você e no seu trabalho
Não basta cobrar é preciso acreditar naquilo que você faz. Tenha em mãos alternativas para oferecer, assim o inadimplente não terá muitas “desculpas” para não aceitar uma delas e cumprir com sua obrigação de efetuar o pagamento.
3. Esteja preparado para todas as situações
Imagine as possíveis desculpas que podem ser dadas e pense como refutá-las. Acertar a abordagem é importante para rebater rapidamente aquilo que o inadimplente disser, tornando a ligação mais eficiente.
4. Arme-se com os fatos
Esteja munido com todas as informações referentes à cobrança que será feita. Com os fatos em mãos, fica mais fácil manter a conversa sob controle. Se a conversa for por um caminho que você não planejou, dificilmente os resultados serão positivos.
5. Faça perguntas abertas
Evite perguntas simples, cujas respostas possam ser apenas sim ou não. A maneira como você busca extrair as informações pode fazer muita diferença.
6. Seja agradável e, ao mesmo tempo, permaneça no controle
Questões como o tom de sua voz afetam o caminho para o qual a conversa vai rumar. Se você for positivo e animador o outro lado pode responder melhor. Você deve mostrar que está no controle, sem entrar na defensiva.
7. Evite o confronto
Tente determinar se “aquela desculpa” para o não pagamento da dívida é legítima, mas não permita ser manipulado. Cuidado com os julgamentos precipitados.
Excelente trabalho a todos!!!
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