Um dos assuntos que mais vem sendo abordados ultimamente sobre gestão é a importância de ouvir, ou realizar uma escuta atenta, terminologia muito utilizada pelos profissionais de coaching.
Inicialmente, com a popularização do tema, dá a impressão que o líder tem dificuldade em ouvir as pessoas, mas não podemos desconsiderar que o mercado, por muito tempo, pregou que o gestor eficiente é aquele que domina todos os assuntos e tem o discurso pronto para tudo, valendo sempre a sua opinião final.
Mas, afinal de contas, qual será então o motivo que tem levado as empresas disseminarem atualmente aos seus líderes que eles têm que ouvir com mais atenção?
Em minha opinião, não há nada mais saudável para qualquer gestão, independentemente do nível hierárquico, ouvir a opinião das pessoas antes de tomar decisões importantes, principalmente daquelas que estão no dia a dia das operações, pois só quem realmente vivencia e exercita a prática é que poderá contribuir para a melhora de qualquer resultado.
Falando da minha experiência pessoal, lembro-me de muitas vezes no passado não prestar a atenção necessária em situações cotidianas em que as pessoas vinham expor um problema ou dar uma sugestão, pois no trabalho estamos sempre ocupados com as nossas rotinas, sejam elas e-mails, reuniões, etc., e não raro, as palavras acabavam “entrando por um ouvido e saindo pelo outro”, lembrando o conhecido dito popular.
Para quem está demandando o assunto com o seu gestor e não recebe a atenção devida, além da frustração, acaba aumentando a distância que não deveria existir entre ambos, situação esta, que pode ainda ser agravada quando somatizada com os demais colaboradores da equipe.
Abaixo eu vou elencar algumas dicas que eu consegui colocar em prática ao longo do tempo e resultaram em experiências muito produtivas:
- Pare tudo o que está fazendo para atender alguém. Se estiver redigindo um e-mail, por exemplo, peça um minuto, conclua a ideia e ouça com atenção;
- Concentre o seu olhar no rosto da pessoa no momento em que estiver ouvindo;
- Nunca faça interrupções. As pessoas se sentem confortáveis e acolhidas quando percebem compreensão;
- Nas situações em que você, líder, precisa tomar alguma decisão que possa impactar na rotina das pessoas, peça a opinião delas e não tenha medo em perguntar sobre o que elas precisam. A valorização das opiniões agrega demais nas decisões e os resultados costumam ser muito mais positivos, afinal de contas, não é o líder que vai executá-las posteriormente, e sim, os colaboradores.
Para finalizar, o líder que tiver a habilidade de ouvir com a devida atenção as pessoas e conseguir tornar cada vez mais humana a interação com o seu time, além de tornar os seus dias mais leves, os resultados que ele almeja serão alcançados de forma consistente, real, e o melhor de tudo, com um ótimo clima de cooperação e participação.
Abraços e até a próxima!
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