Uma coisa é unanimidade entre as áreas de planejamento e control desk das empresas de cobrança: a utilização de um simples processo de enriquecimento cadastral não afetará de sobremaneira os indicadores de localização de uma carteira, principalmente, naquelas de alto ticket médio e/ou atraso. Diante deste cenário, as companhias vêm buscando constantes alternativas que possibilitem uma melhora efetiva nos indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) – e dentre essas opções, temos o uso de células de hard skip – além disso, a utilização de telefone hot e telefones com WhatsApp vem ganhando espaço no mercado. Mas antes de realizarmos uma análise aprofundada, precisamos entender o que são esses dois tipos de classificação (Telefone Hot ou Telefone com WhatsApp) assim como sua forma de utilização.
De forma macro, telefone hot é um número no qual os bureaus de informações conseguem garantir sua conectividade via contact center. O processo que “transforma” um telefone comum em telefone hot, consiste em se obter um contato efetivo com o cliente devedor (ou no mínimo a confirmação de que ele mora naquele telefone) – a utilização de uma URA Ativa para a realização do processo de localização não pode ser considerada uma estratégia efetiva para obtenção de telefone hot, tendo em vista a grande chance de o devedor informar não ser ele na hora da classificação da chamada. Outro ponto importante que os escritórios e assessorias devem ter ao contratar este tipo de serviço é solicitar o dia / hora em que o status foi obtido – isso ocorre, pois classificações com data superior a 30 dias tendem a impactar fortemente o sucesso da localização (tornando o telefone hot em um telefone warm (de média / baixa probabilidade de localização).
Quando pensamos na evolução do processo de localização, temos que refletir também sobre o WhatsApp. Hoje, na base de telefones do Brasil, 2/3 dos clientes utilizam exclusivamente o telefone móvel como forma de comunicação, sendo que deste, 120 milhões utilizam o aplicativo WhatsApp diariamente! Com base nesta magnitude, conseguimos concluir que se localizarmos os telefones com WhatsApp ativos de um cliente, teremos nossas chances de obtenção de CPC (Contato com a Pessoa Certa) extremamente potencializadas, principalmente pela dificuldade atual de se conseguir um contato efetivo em um telefone fixo!
Outro fator relevante na comparação do Telefone Hot com o Telefone com WhatsApp é o custo. O processo de criação de uma célula para a localização via PA (Posição de Atendimento), torna o seu valor proibitivo de absorção pela maioria das empresas de cobrança, principalmente por essas só receberem comissão caso o cliente devedor efetivamente pague sua dívida (successful).
Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no desenvolvimento de projetos inteligentes de enriquecimento cadastral, desenvolveu uma solução única de inteligência artificial e data score, no qual é possível identificar rapidamente, e com baixíssimo custo, quais telefones associados a um CPF / CNPJ utilizam WhatsApp. Ao utilizar tal solução, as assessorias e contact centers poderão obter uma redução média no esforço de discagem para obtenção do CPC em torno de 25%.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/