May
15
14 de maio de 2018 - 18:30 - atualizado às 19:47

Credito-como-reduzir-as-concessoes-via-mesa-de-credito-televendas-cobranca

Sabemos que este é um ponto extremamente delicado (e importante) para a maioria das financeiras – como reduzir as concessões via mesa de crédito? De forma macro, a automatização do processo (motores com acesso a fontes públicas e de enriquecimento cadastral) tende a gerar economia, rapidez e segurança, mas em muitos casos, poderá gerar uma redução no quadro de colaboradores de uma empresa! No geral, como os analistas de crédito são profissionais com uma expert única, muitos destes acabam sendo alocados em outras funções dentro das mesmas instituições financeiras.

Hoje, estimasse que nas financeiras de médio porte, até 50% das suas operações de concessão sofrem intervenção humana – já em uma fintech, esses números não chegam a 5%! Por que tamanha diferença? No geral as startups possuem um capital financeiro limitado, o que fazem com que busquem a constante automatização dos processos como forma de economia (e sobrevivência).

Temos observado que muitas financeiras veem buscando entrar no mercado de concessão via app para as classes C, D e E. Caso uma empresa sem expertise queira automatizar sua concessão de crédito, qual caminho seguir? Comprar sistemas? Claro que não! O ponto chave para o sucesso deste processo está na utilização e definição de regras inteligência que garantam a segurança da financeira nas concessões – quando citamos segurança, não dizemos apenas emprestar para quem vai pagar, mas também identificar quem o sistema diz para não conceder o empréstimo, mas que eles deveriam emprestar pois se trata de um bom cliente – em outros casos, quais foram as concessões aprovadas mas que se tornaram fraude.

Muito dos problemas anteriormente indicados são resolvidos de forma simples – através da obtenção de informações atualizadas do proponente ao crédito via enriquecimento cadastral. Atualmente, as financeiras utilizam regras que dependendo do valor do requerido as aprovações ocorrem de forma automática ou apenas através de consulta ao bureau para obtenção de informações atualizadas, a fim de detectar se os dados fornecidos pelo cliente batem com os existentes no mercado – caso isso não aconteça, o crédito será reprovado. O uso de informações credicitárias como, cheque sem fundo, protesto e processos só são avaliados para altos tickets médios.

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no país, e com inteligência abarcada aos principais motores de crédito do Brasil, disponibiliza ao mercado acesso ao Valida Fácil. Através desta plataforma Web Service, é possível obter informações socioeconômicas de pessoas e empresas de todo o Brasil, incluindo informações profissionais, cadastrais (telefones e endereços atualizados) e de renda presumida – tudo isso para garantir segurança e agilidade no processo de automatização da concessão de crédito.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral e validação de informações da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: