Por: Dra. Luciene Sapienza
Um dos maiores desafios do setor de recuperação de crédito é a implementação de estratégias que potencializem o retorno de valores pendentes pelos inadimplentes. Uma das estratégias que vem surpreendendo o setor é a utilização da Justiça Arbitral para cobrança massificada.
Mas, em termos práticos, o que isso significa?
A Justiça Arbitral tem como principal atributo trazer rapidez aos seus processos, atuando na resolução de conflitos através dos institutos de Conciliação, Mediação e Arbitragem, contando com seu próprio Tribunal Arbitral para audiências presenciais e on-line a fim de atingir uma maior gama de acordos.
Quais os atrativos deste processo?
É a utilização da Notificação Arbitral da CAMEC-SP (NAC), uma das ferramentas de maior destaque na recuperação de Créditos/Cobranças pelo seu baixo custo e alto desempenho. A ferramenta vem atraindo cada vez mais interesse em Empresas de Cobranças, Bancos, Financeiras e Securitizadoras que já fazem seu uso pelo aumento exponencial dos resultados de recuperação de Ativos Financeiros de diversos valores.
A NAC possui a tônica de “Notificação Judicial Arbitral”, com condições de facilidades de pagamentos e respectivos boletos para a contratação do acordo, focando em ser um rápido instrumento de negociação e/ou provocação de contato do Devedor ao Credor.
Além da ferramenta ser usada na cobrança em fase judicial, é possível obter excelentes resultados na Cobrança em sua fase Amigável para os mais variados nichos de mercado. Por ser pioneira no segmento de Cobrança, a CAMEC-SP traz cases de sucesso e novos horizontes para o mercado de crédito e cobrança, através de pesquisas de mercado, tecnologia e aperfeiçoamento de técnicas nos institutos de Conciliação, Mediação e Arbitragem.
Como avaliar a aderência na recuperação de crédito?
A CAMEC-SP contém uma equipe de especialistas em credito e cobrança, conciliadores, mediadores e juízes arbitrais aptos em facilitar as relações entre o credor e o devedor, buscando eficiência e rapidez em todos os níveis de atendimento, com expertise para auxiliar nesta avalição.
Segundo o Presidente da CAMEC-SP, Sr. Leandro Marques Quintas, “o Brasil ainda sofre com desinformação em relação as práticas da Justiça Arbitral, que menciona como principal saída para acabar com o grande acumulo e morosidade do Poder Judiciário. Temos muito a evoluir em resoluções de pequenos e médios conflitos, que detém o maior volume de Processos Judiciais instaurados, desta forma popularizou as práticas de Arbitragem para o setor Bancário/Financeiro que possuem o maior índice de reclamações judiciais, absurdos 39% da totalidade, conforme números do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ). As grandes empresas estão atentas e utilizando arbitragem como método alternativo a solução de conflitos evitando o congestionamento do judiciário. “
Para mais informações entre em contato com a CAMEC-SP: contato@camecsp.com.br | www.camecsp.com.br