Pesquisadora cria teste para saber se você sabe ler os sinais não verbais que o seu cliente passa. Confira:
Por: Mariana Desidério
Saber negociar com clientes, fornecedores ou mesmo com os funcionários e sócios é uma habilidade fundamental para qualquer empreendedor. Mas quais ferramentas você pode usar na hora de fechar um acordo?
Segundo a pesquisadora Kasia Wezowski, um dos principais trunfos é saber ler as expressões faciais do outro lado.
“Apesar de a maioria de nós acreditar que tomamos decisões de forma racional, pesquisas mostram que as emoções têm um papel importante nas negociações. Se você não é capaz de ler o que a outra parte está sentindo, e foca apenas no que ela está dizendo, dificilmente vai conseguir tudo o que poderia”, afirma Kasia em artigo publicado na Harvard Business Review.
Kasia é fundadora do Centro para a Linguagem Corporal, instituição que oferece cursos sobre o assunto focados no mundo dos negócios.
Ela explica que negociadores experientes – que sabem muito bem o valor de uma emoção na hora de negociar – muitas vezes conseguem disfarçar seus sentimentos em momentos decisivos.
Porém, mesmo se você estiver de cara com uma pessoa assim, é possível encontrar pistas em sua linguagem corporal e facial para planejar o próximo passo.
“Existe uma forma de ler o que a outra parte está sentindo, mesmo se ela deliberadamente tenta esconder isso de você. O segredo é prestar atenção às micro expressões espontâneas e involuntárias que acontecem rapidamente com qualquer pessoa em momentos de emoções mais intensas. Se você souber o que procurar, essas expressões podem se tornar uma janela instantânea e honesta para o que a outra parte está sentindo”, explica Kasia no artigo.
Dentre as expressões citadas pela pesquisadora estão traços que indicam surpresa, raiva, desgosto, felicidade e contentamento.
Numa situação prática, a habilidade de ler essas expressões pode te ajudar a oferecer o melhor preço para o cliente, por exemplo.
Se você apresenta um valor por um serviço e percebe que o cliente fez uma expressão de desgosto, pode “calibrar sua oferta de acordo com isso e baixar o valor sem perder tempo”, diz a especialista.
Numa situação oposta, se você apresenta um preço e o cliente demonstra felicidade, você pode aproveitar para oferecer um serviço melhor e mais caro.
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