A ideia não é ficar em cima do funcionário, mas sim identificar pontos que necessitam melhoria e valorizar boas práticas
Por: Fernando Mantovani
A melhor forma de um gestor demonstrar que está de olho no trabalho de um colaborador, avaliando seus resultados e metodologia, é acompanhando de perto as atividades realizadas. A ideia não é ficar em cima do funcionário, mas sim identificar pontos que necessitam melhoria, valorizar boas práticas e conhecimentos e analisar a postura profissional de cada membro da equipe, com o objetivo de incentivar o crescimento individual e organizacional.
Mas como fazer isso de maneira eficaz e produtiva? Um método muito utilizado é a Avaliação de Desempenho do colaborador. A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. Neste processo, o gestor avalia fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar necessidades de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor. Além disso, é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo.
Medo do desconhecido
Muito eficiente para a empresa, a avaliação de desempenho ainda gera desconforto entre os funcionários, principalmente por insegurança e ansiedade. Para diminuir essa sensação e fazer do processo um hábito saudável para ambas as partes, os gestores têm um papel importante:
Comunicação: faça com que os colaboradores desempenhem um papel ativo no processo de avaliação, ou seja, que saibam as etapas, quais as pessoas que estarão envolvidas, como o feedback será dado etc.
Objetividade: deixe claro o que espera que eles façam para que haja uma melhora de desempenho e as metas sejam atingidas. Para isso, é importante que a pessoa avaliada saiba, sem quaisquer dúvidas, quais são suas atividades e o que elas implicam para o dia-a-dia da empresa.
Clareza: a avaliação de desempenho não visa somente aumento de salário, mas sim o aprimoramento profissional e o alcance de metas organizacionais. Deixe isso sempre claro para seus colaboradores.
Ganho conjunto
Manter este tipo de avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja ela pequena, média ou de grande porte. Quando feita de maneira correta e programada, e com certa frequência, a avaliação permite ao gestor se aproximar de sua equipe, melhorar o clima de trabalho, investir em treinamento, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração, ampliar a eficiência etc.
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Com certeza para a avaliação de desempenho/ performace é precisa de ferramentas que possam mensurar o cumprimento de metas. O gestor deve acompanhar de perto a evolução do colaborador e se preciso ajuda-lo a perceber onde pode estar deixando pontas soltas que no final poderá prejudicar seu desempenho e consequentemente da equipe.No entanto, no final da avaliação, o gestor deve avaliar o conjunto das atividades, comportamento e disposição / interação c0om clientes externos e internos para ponderar em alguns quisitos e justificar o feedback .
Nós como gestores temos que fazer a equipe se sentir parte da transformação que ocorre e se sentirem ” ESPECIAIS”. PERCEBEREM QUE O RESULTADO SÓ FOI POSSIVEL PORQUE A EQUIPE SE DOOU, SE ESFORÇOU E QUE MÉRITO É TODO DELES.