Profissionais qualificados para trabalhar com técnicas analíticas ganham destaque
O desenvolvimento das novas tecnologias e o estabelecimento das redes sociais levou a geração de dados a níveis estratosféricos nos últimos anos. As empresas passaram a ter como base uma generosa oferta de informações sobre clientes e mercado, mas decodificá-las virou um desafio. Por isso, a oferta de especializações ligadas a este tema tem sido uma boa oportunidade de investimento profissional para quem atua nas áreas afins.
— Tornou-se necessário desenvolver novas técnicas que viabilizem a análise desta quantidade enorme de material. Estes profissionais são extremamente valiosos para as companhias, já que podem melhorar a tomada de decisão e produzir insights importantes para o negócio — avalia a vice-diretora do Coppead da UFRJ, Elaine Tavares.
Segundo ela, profissionais de áreas como Ciência da Computação, Estatística e Matemática detêm competências importantes para a capacidade analítica. E para aperfeiçoar essa mão de obra, especializações em analytics se proliferam pelo mercado, enquanto cursos já estabelecidos incorporaram esse conteúdo.
— O Coppead tem nos cursos de administração (MBA Executivo e Mestrado) a disciplina de gestão estratégica de tecnologia da informação que discute a perspectiva gerencial das novas técnicas analíticas, como Big Data. Em breve, será lançado também um curso de curta duração on-line sobre o tema — conta Elaine.
De acordo com ela, mesmo com a oferta de cursos, o mercado ainda tem uma forte demanda por cientistas de dados, que não é atendida por falta de trabalhadores qualificados.
— É uma área que tende a crescer muito e ampliar possibilidades de aplicação em muitos setores, como financeiro, serviços, saúde e governo. Qualquer nicho que tenha dados muito abundantes tende a se beneficiar. Por outro lado, o desenvolvimento de novas linguagens de programação e a evolução das técnicas de análise serão sempre um desafio para que estes profissionais se mantenham atualizados — diz ela.
A Estácio também oferece opções para quem aposta nesta área. Além da pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data Analytics, há uma pós em Arquitetura e Projetos de Cloud Computing, voltada para profissionais com habilidades para desempenhar funções que abordem soluções para nuvens, tanto no âmbito privado como público. No ano que vem, a instituição lançará o curso de Tecnologias em Business Intelligence, para identificar métricas e indicadores, modelar bancos analíticos e criar análises para tomadas de decisão.
Para o coordenador do curso de pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data Analytics da instituição, Oswaldo Borges Peres, neste momento, ocorre um verdadeiro “dilúvio” de dados. E quem se preparar poderá aproveitar bem este cenário.
— Hoje é impensável uma empresa sem o armazenamento eletrônico e um sistema de processamento digital dessas informações. E conhecer os dados que envolvem a companhia é vital para sua sobrevivência e crescimento — avalia ele.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.