Por: Priscila Natividade
Porta de entrada no mercado de trabalho, o setor de telemarketing está em momento de expansão em Salvador. A Atento, uma das maiores empresas do segmento, vai abrir 3 mil novos postos de trabalho no período de um ano. Mais 3 mil vagas devem ser abertas por outras empresas, segundo estimativas da prefeitura, que lançou, no mês passado, o Programa Salvador 360º, que entre outras metas pretende transformar a capital baiana em um grande polo de operação de call centeres.
Entre os benefícios para as companhias, a prefeitura irá oferecer isenção de 50% de IPTU por 36 meses, desde que gerem mais de 500 postos, e reduzir o Imposto sobre Serviço (ISS) de 5% para 2%.
A prefeitura também vai preparar jovens que queiram atuar nesse mercado. “Estamos na fase final do projeto da Escola Municipal de Formação Profissional para Teleatendentes. Esperamos que, entre novembro e dezembro, as empresas comecem o encaminhamento para a contratação”, fala o secretário de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Guilherme Bellintani.
Primeiro emprego
Segundo o presidente da Atento Brasil, Mário Câmara, este ano, até junho, a empresa contratou, em todo o Brasil, 3.083 mil profissionais com o perfil primeiro emprego. No ano passado, o volume de contratação em todo o país foi acima de 15 mil. Os interessados podem enviar um e-mail para atento@recrutamento.com.br, ou entrar em contato com a área de recrutamento por meio dos canais digitais da empresa@atentorecrutamento. “Apostamos nesses jovens e oferecemos todo o treinamento que ele necessita. Com isso, conquistamos profissionais motivados e dispostos a investir no seu crescimento”, diz.
O consultor de relacionamento Paulo Batista está há mais de 10 anos na área. Quando tinha 22 iniciou a carreira como operador.
Logo que surgiu uma seleção interna, Paulo se candidatou e foi promovido para consultor de pessoa jurídica. O próximo passo é a supervisão. “Com essa promoção eu consegui dobrar o meu salário. É preciso ser comunicativo, cortês e ter muita paciência para ouvir e entender o problema do outro, se não vai ser difícil passar de 30 dias trabalhando com telemarketing”, comenta.
Para sair na frente, assim como Paulo, a dica é elaborar um bom currículo e apostar em qualificação. A recomendação é da analista de Recursos Humanos Laiane Araújo. “O ideal é buscar mais qualificação e elaborar um currículo focado na área que pretende atuar, informando como pode colaborar com a empresa”, aconselha.
Conquiste sua vaga
Características interpessoais: O candidato deve ter, acima de tudo, vontade de aprender e disposição para interagir com pessoas, seja por telefone ou por canais digitais. Por isso é importante que sejam pessoas com desenvoltura no relacionamento interpessoal.
Habilidades: Ainda que não seja necessário experiência, a atividade profissional exige bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação.
No dia a dia: Quem aceita trabalhar com teleatendimento precisa ter paciência para ouvir e capacidade de resolver o problema do outro, principalmente por que em diversos casos o cliente vai ligar “furioso”. É preciso também ter cortesia, ser solícito, manter a calma e não partir para o “bate-boca”. Os temperamentos das pessoas serão os mais diversos.
Currículo profissional: A orientação é elaborar um bom currículo, com dados básicos (nome, escolaridade, data de nascimento, bairro que reside), interesse, objetivo profissional e área que deseja atuar. No campo das experiências, pode citar aquelas que passou, ainda que não tivesse registro em carteira. O diferencial vai ser apostar na qualificação: cite cursos e palestras que tenha participado. Com certeza, isso vai agregar bastante.
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