Há algumas semanas, publicamos aqui no mesmo no blog, um post chamado “3 formas de aumentar a produtividade de seus atendentes”, que você pode ler clicando aqui. Nesse primeiro post, destacamos: (1) a importância de dar autonomia aos seus atendentes; (2) como a disponibilização de estatísticas e métricas à equipe de atendimento traz bons resultados; (3) e como o repasse de feedbacks positivos é ótimo para boa produtividade.
No post de hoje, damos continuidade a essa lista, dessa vez com três outras maneiras de manter a boa produtividade da sua equipe. Lembramos que, para melhores resultados, é importante que os atendentes do seu call center estejam de fato motivados e engajados, fazendo com que ações para aumento de produtividade sejam mais efetivas.
Dialogue mais com a sua equipe
Para aumentar a produtividade do seu atendente é importante estimular a sua participação na elaboração das suas atividades e construção de melhorias. Ao invés de tomar decisões solitárias, baseadas apenas na sua experiência, pode ser bem mais interessante acrescentar à rotina o hábito de incentivar discussões com a sua equipe. Não há ninguém melhor para auxiliar a compor a melhor decisão do que a sua equipe, pois é ela que lida com os problemas diariamente e, muito provavelmente, está cheia de ideias de melhorias.
Crie um ambiente agradável
O local em que se trabalha influencia em muito a produtividade de um profissional. Por conta disso, a ambientação dos escritórios tem que ser uma prioridade. A otimização do espaço de trabalho é vital para garantir um espaço adequado aos seus atendentes que além de trazer conforto, estimule a criatividade, aumente a concentração etc. Empresas que oferecem mesas apropriadas, cadeiras que dão real conforto, bons headsets ou aparelhos de telefone, áreas de descanso, entre outros, podem ver um significativo aumento de produtividade e retenção de seus profissionais. Iluminação natural, obras de arte e cores quentes também ajudam, assim como plantas, que não somente dão vida ao recinto, como podem ajudar na redução de ruídos (como já mencionado em texto aqui no blog).
Ofereça suporte e propósito
Em momento algum os atendentes devem se sentir abandonados. Eles precisam saber que podem contar com a sua equipe e com os gestores. Uma maneira de ajudar para que essas dinâmicas aconteçam de forma natural ao longo do tempo é começar, de maneira organizada, a incentivar a troca de feedbacks, críticas construtivas e conselhos entre os membros da sua equipe. Mas os gestores também têm o seu papel a cumprir: entre seções de monitoramento e orientação, os gestores devem deixar claro que oferecem todo o apoio necessário e agir de acordo com esse discurso. Para os atendentes serem produtivos e entregarem o seu melhor, eles precisam sentir que são verdadeiramente valorizados pela empresa, além de compreenderem e compartilharem de seus valores e missões.
Você usa alguma dessas formas de motivação no seu call center? Conhece outras técnicas que ajudam a motivar a sua equipe? Então, escreva um comentário e compartilhe suas experiências