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05 de junho de 2018 - 18:03

Planejamento-estrategico-metas-e-objetivos-televendas-cobranca

Por: Fernanda Balieiro

5 passos de planejamento expresso: SWOT, forças competitivas de Porter, matriz produto mercado, definir objetivos e metas

Quando se fala de planejamento estratégico, metas e objetivos, não adianta querer reinventar a roda: você terá de usar, pelo menos, três ferramentas de análise estratégica que talvez já conheça: a Matriz SWOT, a análise das forças competitivas, de Porter, e a Matriz Produto Mercado, de Ansoff.

A proposta desta postagem é mostrar como fazer isso rapidamente, construir um relatório preliminar e, posteriormente, detalhar ainda mais seu planejamento e metas para o ano novo.

Acompanhe nosso passo a passo de planejamento estratégico, metas e objetivos. Veja como fazer isso com seis slides de Power Point e ainda impressione sua equipe!

Construindo o planejamento estratégico, metas e objetivos em cinco passos rápidos

Um bom planejamento pode demandar muito estudo e dedicação. Mas se você precisa somente de um projeto preliminar para aclarar as ideias, apresentar para a equipe ou até mesmo para a diretoria, siga este passo a passo!

Seis páginas de PPT serão suficientes. Comece pela capa: Planejamento Estratégico – objetivos e metas. Depois, siga nossas instruções:

1- A famosa Matriz SWOT

O segredo da Matriz SWOT é descobrir oportunidades, usar suas forças para potencializá-las e, se necessário, melhorar suas fraquezas para não perder essas oportunidades.

Por outro lado, você deve detectar também ameaças e, da mesma forma, ver como suas forças podem te defender delas e que fraquezas podem piorar o quadro.

Preste atenção, SWOT significa exatamente isso, em inglês:

  • Strengths = Forças
  • Weaknesses = Fraquezas
  • Opportunities = Oportunidades
  • Threats = Ameaças

Só que existe um detalhe importantíssimo:

Oportunidades e ameaças pertencem ao ambiente externo, isto é, você não tem controle sobre elas.

Exemplos:

A alta do dólar tem prejudicado nossa importação (ameaça)

A construção de um novo aeroporto nas redondezas vai diminuir nossas despesas de frete (oportunidade)

Uma nova lei estadual sobre venda de bebidas vai prejudicar nossos negócios locais (ameaça)

Forças e fraquezas fazem parte do ambiente interno de sua empresa, você tem controle sobre elas e poderá ajustá-las para aproveitar oportunidades e combater ameaças.

Exemplos:

Temos uma excelente equipe de técnicos de exportação e importação (força)

Nosso software de logística está ultrapassado (fraqueza)

Assim, seu primeiro slide está quase pronto: você deve preencher os quadrantes correspondentes, como na figura abaixo, com as características reais de sua empresa.

Depois, desenvolva um raciocínio relacionando forças e fraquezas com oportunidades e ameaças e destaque a primeira conclusão estratégica de sua análise. Por exemplo:

Aproveitar a força de nosso departamento de exportação e a alta dólar para conquistar mercados no exterior, auxiliados também pela oportunidade do novo aeroporto e combatendo, indiretamente, as ameaças dos insumos importados mais caros e da dificuldade de comercialização no mercado interno. Adquirir um novo software de logística para conseguir fazer esta exportação de maneira eficiente.

2- Forças competitivas

Agora, no caminho da construção de seu planejamento estratégico, metas e objetivos, seria interessante conhecer melhor o mercado para o qual vai exportar (ou que vai explorar em seu negócio real) e descobrir como quem já está por lá costuma trabalhar.

Para isso, Porter desenvolveu uma planilha que analisa cinco pontos fundamentais:

  • Ameaças de novos entrantes: Se você se estabelecer nesse novo mercado, qual a possibilidade de novos competidores aparecem e te atrapalharem?
  • Ameaça de produtos substitutos: Digamos que sua empresa vai exportar uma cachaça brasileira fina, quais são os produtos substitutos locais que podem te atrapalhar? Quais seriam os substitutos em seu negócio real?
  • Poder de barganha dos fornecedores: Nesse caso, o produto é fornecido pela própria empresa, mas o transporte e a distribuição são locais e serão fornecedores de serviços que você precisa analisar para ver se será difícil lidar com eles.
  • Poder de barganha de clientes: Seus clientes, no exemplo, serão bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares, qual a força deles para barganhar com você?
  • Rivalidade entre concorrentes: Já existem fornecedores de cachaça ou produtos substitutos por lá? Como é a competitividade entre eles?

Para seu segundo slide ficar pronto, faça uma análise de cada um desses cinco elementos e tire uma conclusão nestes moldes:

Escolhemos exportar para o País X, na África, pois o idioma é o mesmo que o nosso, facilitando muito a comunicação e eventuais adaptações de embalagem. Não acreditamos que novos entrantes seguirão nossos passos, porque os preços de frete que conseguiremos com o novo aeroporto, não terá como ser batido. Nosso produto é diferenciado e exclusivo e ocupará um nicho intermediário entre uma aguardente mediana e uma bebida destilada mais fina, só que com preço melhor que a vodca ou uísque, prováveis produtos substitutos. Os fornecedores locais passam por uma crise e estão dispostos a nos servir sem problemas. Quanto aos clientes, alguns deles já chegaram a fazer sondagens sobre nosso produto, estão bastante receptivos à ideia. A competição interna é pequena.

3- Matriz produto X mercado

Essa matriz desenvolvida pelo professor Ansoff, de Harvard, determina como crescer nos mercados, definindo quatro estratégias básicas:

  • Penetração de mercado: vender produtos existentes em mercados em que já se trabalha
  • Desenvolvimento de produtos: criar novos produtos para vender em um mercado em que já atua
  • Diversificação: criar produtos novos para atuar em novos mercados
  • Desenvolvimento de mercado: vender um produto existente em um novo mercado

No caso de nosso exemplo, seu terceiro slide poderia conter a seguinte frase, abaixo da figura da matriz:

Com base na Matriz de Ansoff, nossa estratégia de crescimento será de Desenvolvimento de Mercado, pois venderemos nossa linha atual de cachaças em um mercado em que nunca atuamos, o que poderá exigir investimentos de marketing e comunicação.

Seu planejamento estratégico, metas e objetivos está chegando ao final!

4- Definindo objetivos

Na verdade, metas e objetivos são conceitos muito semelhantes. Mas, para fins didáticos, alguns definem objetivos como o conceito geral de onde você quer chegar, e as metas como um número ou índice que deve ser atingido. Nesse caso, o slide quatro ficaria assim:

  • Objetivo: desenvolver o mercado do país X, vendendo nossos produtos atuais e, para isso, temos os seguintes objetivos secundários:
  • Engajar a equipe de exportação para as providências necessárias
  • Adquirir novo software de logística
  • Desenvolver materiais de comunicação

5- As metas devem traduzir tudo isso em números e prazos (atenção ao seu último slide)

  • Vender ao menos tantas mil caixas de cachaça no primeiro ano
  • Adquirir o software de logística e treinar as equipes até fevereiro
  • Desenvolver toda campanha de marketing e comunicação até março
  • Ter um manual de exportação para o país X redigido até março

Pronto, seu planejamento estratégico, metas e objetivos, ao menos de forma preliminar, pode seguir esses 5 passos.

E então, curtiu a versão do artigo em áudio? Nossa ideia é melhorar sua experiência de aprendizado, pois entendemos que nem sempre é possível dedicar tempo para leitura e atualização. Agora queremos saber se você gostou da ideia. Envie seu comentário!

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