Por: Yara Aguiar
Com a atual situação econômica do país, muitas empresas têm buscado diferenciais para manter seus clientes e sofrer o mínimo com os impactos da crise.
Atualmente, temos uma gama enorme de marcas que oferecem um mesmo produto ou serviço, dificultando o trabalho de fidelização do cliente. Se o seu serviço ou produto não atingir as expectativas do consumidor, ele simplesmente irá buscar uma outra marca que lhe agrade mais.
Com isso, muitos empresários se questionam: onde posso mostrar que sou diferente? Onde meu investimento não será perdido?
Aqui vai uma dica muito legal: Invista no atendimento da sua empresa. Uma boa forma de manter seus clientes é oferecer um bom pós-vendas e um atendimento diferenciado, que faça aquele consumidor se encantar com a sua empresa.
O atendimento é a oportunidade que a empresa tem de reverter a insatisfação do cliente. No Brasil, o consumidor já está habituado a morosidade do atendimento, da solução do problema. Quantas vezes nos deparamos com problemas ou dúvidas e só de pensar em ligar para a empresa já ficamos com preguiça?
Por isso, nesse artigo vamos dar algumas dicas que podem garantir a satisfação do seu cliente.
Não peça para que o cliente busque outros canais de atendimento da empresa
Atenda o consumidor no canal onde ele te procurar. Além do consumidor não se sentir “jogado” de um lado para o outro, isso gera menos retrabalho para a empresa e o tempo pode ser aplicado em outras atividades.
Caso o setor com o qual ele entrou em contato não seja o correto, ao invés de pedir para que ligue para outro telefone ou busque outro local, tente você mesmo transferir, ou anote seu contato. Peça para que o setor responsável da empresa entre em contato com ele.
Além de economizar tempo e trabalho, você deixa um consumidor mais feliz!
Não responda de forma automática
O consumidor gastou o tempo dele para entrar em contato, elaborou um texto para relatar todo um problema de insatisfação que a empresa gerou. Responder de forma robótica dá a ele a sensação de “sou apenas mais um”.
Uma resposta personalizada, que se dirija diretamente ao cliente, que aborde de forma única seu problema, é um diferencial. Ele se sente especial e abraçado por sua empresa, e isso com certeza gera maior satisfação com o atendimento.
Resolva o problema do cliente o quanto antes!
Quanto mais rápido o problema daquele cliente for solucionado, maior a probabilidade de satisfação. Lembre-se que muitas vezes o consumidor indica a empresa pelo o atendimento que recebeu.
Quantas vezes já ouvimos ou falamos “Comprei de empresa ‘X’, meu produto veio com defeito, mas eles trocaram tão rápido! Recomendo a empresa pois sei que se der problema, o suporte é ótimo”.
Cuidado com a linguagem e postura ao falar com o cliente
Não é muito chato quando ligamos para algum lugar e somos atendidos dessa forma: “Sra, vou estar encaminhando a sua solicitação para o setor responsável providenciar a solução em até 3 dias úteis”? Agora imagine essa frase com um tom desanimador.
Primeiro, esqueça o “vou estar encaminhando, vou estar fazendo”. Gerundismo é horrível e deixa uma péssima impressão quanto ao atendimento de sua empresa.
Fique atento ao seu tom ao falar com o cliente. Ninguém gosta de ser atendido por alguém desanimado e sem o mínimo interesse no seu problema. Trate seus clientes da forma como você gostaria de ser tratado.
Por fim, existem mil maneiras de encantar o seu cliente, tudo vai depender do objetivo da empresa. E lembre-se sempre: Toda empresa tem problemas, mas boa mesmo é aquela que consegue resolvê-los!
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