set
25

Você é a pessoa certa no lugar certo?

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Você SA
25 de setembro de 2012 - 0:07 - atualizado às 7:25

Voce-e-a-pessoa-certa-no-lugar-certo-televendas-cobranca

Por: Márcia Rocha

Pois é, muitas vezes, a situação profissional fica mesmo meio morna e entediante. De vez em quando, é normal não haver nada de novo no front. O problema é quando essa pasmaceira se prolonga. O psicólogo Alcino Therezo Junior, já passou por isso. Só que, com ele, a história foi meio na base do tratamento de choque. “A ficha caiu quando vi o presidente da empresa em que trabalhava usando um post-it para anotar as diretrizes de RH”, diz ele, que atuamente é diretor de desenvolvimento organizacional para a América Latina da EDS, multinacional americana de TI. De uma certa maneira, Alcino teve sorte, porque conseguiu resolver as coisas rapidamente. Mas, como o caso dele não é do mais comuns, é melhor ficar de olho em alguns sinais que indicam que está na hora de tomar outro rumo na carreira. Tenha sempre em mente que não é só a empresa que o escolhe – você também tem direito de escolher onde quer trabalhar. Veja as dicas de Alcino para descobrir se você é mesmo a pessoa certa no lugar certo:

1 – Você se identifica com o negócio? – sim, porque não adianta nada trabalhar em uma empresa com a qual você não se identifica. Já pensou alguém que acha que Palm só serve como agenda trabalhando na área de tecnologia?

2 – Você está esperando promoção há muito tempo? – isso pode ter várias explicações. A primeira — e que não é boa de ouvir — é que sua performance não anda mesmo lá essas coisas. Isso também indica uma postura passiva diante da carreira, porque é como se você estivesse esperando o reconhecimento do chefe cair do céu. “A terceira possibilidade é que, hoje em dia, com os orçamentos enxutos e equipes idem, fica difícil mesmo conseguir uma movimentação vertical na carreira. Se é isso o que você pretende, talvez seja mais fácil mudar de emprego”, diz Alcino

3 – Você ainda se lembra por que foi contratado? – certamente você chamou atenção da empresa por causa de alguma competência (ou competências). Será que isso ainda provoca admiração nas pessoas ou virou “carne de vaca”? É exatamente por isso que é preciso se reinventar sempre. Senão, você vira lugar comum, o que é um perigo.

4 – Você é chamado para projetos e reuniões importantes? – se a resposta para essa pergunta for “não”, é bom ficar de olho ligado. Pode ser sinal de que você está se tornando dispensável.

5 – Você está achando estranho porque seu chefe não “pega mais no seu pé”? – pois é, esse sossego pode ter uma explicação ruim: desinteresse. É uma situação meio parecida com a de não ser chamado para reuniões e projetos cruciais para a empresa. “É por isso que eu vivo dizendo: peça feedback do chefe pelo menos duas vezes por ano (e não estou falando do processo formal, adotado por muitas empresas) e encare cada ciclo como uma nova contratação”, diz Alcino.

6 – Você vive reclamando? Se as coisas chegaram a esse ponto, melhor parar e pensar se você deve mesmo continuar a trabalhar nessa empresa. Sabe aquela história de “síndrome do Fantástico”, de ficar triste quando a segunda-feira está chegando? Se está acontecendo com você, trate de se mexer.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: