As mensagens de texto foram apontadas como o serviço de maior confiabilidade para usuários corporativos, com 39% deles preferindo se comunicar via SMS.
Por: Redação Brasil Econômico e Mariana Sallowicz (Folha de S.Paulo)
Mensagens representam 37,1% das receitas dos serviços de valor agregado das operadores O envio de SMS no Brasil cresceu 69%, apontou a 10ª edição do Monitor Acision de VAS Móvel (Mavam). O estudo indica que os usuários passaram a enviar, em média, 81 mensagens por mês desde setembro de 2011, frente a 48 mensagens por usuário mês verificada no quarto trimestre de 2010. Assim, esse serviço passou a representar 37,1% das receitas com VAS (serviço de valor agregado), o que gerou receita próxima a R$ 1 bilhão no terceiro trimestre de 2011, resultado da oferta de pacotes mais agressivos oferecidos pelas operadoras.
“As empresas de telefonia lançaram pacotes ‘ agressivos’ de SMS, com preços competitivos, o que ampliou a sua utilização”, diz Carlos Humberto Perissé, diretor da Quanti Pesquisa de Mercado, que participou do estudo. A rejeição é maior entre aqueles que não possuem smartphones. “Isso porque outros aparelhos não têm um teclado adequado para o envio de SMS. A barreira, no entanto, já não é mais o preço, como era há pouco tempo.”
O estudo mostra ainda que o uso de SMS ainda fica abaixo de outros países da América Latina. Obrasil fica atrás, por exemplo, da Venezuela e da Argentina (veja quadro).
Este serviço foi apontado pelos respondentes como o de maior confiabilidade para usuários corporativos, com 39% deles preferindo se comunicar via SMS para trocar mensagens com outros colegas de trabalho e 40% para asuntos profissionais. O Mavam ainda indicou que o impacto do uso de aplicativos de Mensagens Instantâneas (IM, na abreviação em inglês) tais como Blackberry Messenger, Whatsapp e Facebook Chat em detrimento do uso de SMS não foi grande. Cerca de 44% dos entrevistados afirmaram utilizar mensagens de texto. Já o aplicativo de chat do Facebook tem sido mais utilizado (29% dos usuários de mensagens) , com o Twitter ocupando a segunda posição com 20%. No entanto, esse uso ainda é concentrado nos clientes que têm acesso a pacotes de dados.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!