Por: Eduardo Campos
O Banco Central (BC) promoveu nesta quarta-feira alterações na regulamentação de compras de bens e serviços feitas no exterior.
A partir de hoje, o consumidor que fizer compras com cartão fora do país terá a opção de pagar o valor equivalente em reais na data da compra. Até então, esse tipo de pagamento era feito exclusivamente pelo valor equivalente em reais apurado na data de pagamento da fatura. O cliente poderá optar entre a conversão imediata ou apenas no fechamento da fatura.
Em nota, o BC explicou que a adoção dessa sistemática está condicionada à oferta pelo emissor do cartão e à aceitação do cliente.
A medida agrega mais previsibilidade, principalmente para o viajante internacional, que saberá de antemão quanto algum produto custou em reais. Até então, ele ficava exposto à variação cambial até a data de fechamento da fatura, que poderia reduzir ou aumentar o valor a ser pago em reais. Agora, no caso de desvalorização do dólar entre a data de compra e o fechamento da fatura, o consumidor “deixa de ganhar” a variação cambial que seria a seu favor, já no caso de valorização do dólar nesse ínterim o consumidor está com seu custo “travado” em reais.
Também foram ampliadas as formas de pagamento para aquisição de bens e serviços no exterior por meio de empresas que prestam serviço internacional de comércio eletrônico. O único meio permitido era o cartão de crédito de uso internacional. Agora, a transferência bancária e o cartão de uso doméstico também poderão ser usados para esses pagamentos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.