Por Mariana Desidério
Escrito por Sílvio Celestino
Você vai ter um grande problema sempre que tratar as pessoas sem levar em consideração as diferenças. Cada indivíduo interpreta as situações e os diálogos de uma maneira particular e, para ser um bom gestor, você precisa compreender como cada profissional lida com a realidade.
Sem essa preocupação, alguns se sentirão prestigiados por você, e outros, diminuídos. É importante, portanto, ter atenção com todos. Mas, e quando você tem de gerir alguém mais velho? Quais devem ser suas preocupações? O principal ponto é ter em vista os objetivos da empresa e, portanto, são eles que devem ser observados ao comunicar-se e interagir com seu funcionário, independentemente de sua idade.
Você deve procurar ter uma relação recíproca de respeito. E demandar isso com firmeza daqueles que o tratam de maneira descortês, mesmo que mais velhos que você. Idade não é sinônimo de sabedoria. E muito menos de maturidade. Você tem de se impor como líder e, no caso de funcionários difíceis, endurecer o jogo, com muito feedback e clareza do que se espera deles em termos técnicos e comportamentais.
Entretanto, na maioria das vezes, a pessoa mais velha quer contribuir. Lembre-se de que existem três fundamentos para a tomada de decisão: intuição, método e experiência. A intuição deve ser evitada sempre que possível, uma vez que é uma maneira que não pode ser reproduzida por outras pessoas – e a função principal de um líder é formar outros líderes. Os métodos podem ser aprendidos em cursos, livros e processos de coaching ou por meio de mentores profissionais. Já a experiência só pode ser transmitida por quem a vivenciou. Ou seja, aí está a grande vantagem de ter um funcionário mais velho que você na empresa.
Nesse caso, tenha serenidade com ele, ouça suas experiências com o tempo necessário para compreendê-las e entender como podem contribuir para contornar a situação que você enfrenta no momento. Por exemplo: a inflação atual está aumentando, e profissionais que se lembram das décadas de 1980 e 1990 podem ser de grande valia quanto às precauções a tomar.
Auxilie-os a compreender as novas tecnologias, como elas funcionam e se aplicam no cotidiano. O mundo nunca mais se transformará de maneira tão lenta quanto agora. Portanto, tenha grande preocupação em auxiliar seus funcionários mais velhos a acompanhar essas mudanças. Nesse sentido, investimentos em capacitação e atualização devem ser considerados fundamentais para que você os mantenha produtivos e motivados a contribuir para a empresa.
Por último, evite todo tipo de preconceito com a idade. É terrível alguém ser prejulgado por qualquer motivo. O fato de um indivíduo ser mais velho que você não significa nada, além de uma oportunidade para que ambos se conheçam, criem compromissos com a companhia e desenvolvam uma relação respeitosa e capaz de alcançar os resultados mais elevados.
Uma empresa será tão bem-sucedida quanto maior for sua capacidade de abraçar a diversidade de pessoas. E as mais velhas podem contribuir com suas experiências, para que você tenha mais informação e cometa menos erros. Saiba ouvi-las!
Vamos em frente!
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