Por: Anderson Wenningkamp
Muitas vezes imaginamos que um programa de fidelidade pode resolver os maiores problemas das empresas e estabelecimento pequenos, como carrinhos de cachorro quente, pipoqueiros, restaurantes e sorvetes. Mas, será que um programa de fidelidade pode fazer com que o cliente se torne fiel à empresa/loja?
Um programa de fidelidade pode contribuir para que o cliente tenha a opção e preferência pela marca, concentrando suas ações na marca que mais convém. Ou seja, incentiva o comportamento do consumidor, mas não resolve todos os problemas financeiros da sua empresa!
Cada programa de fidelidade deve estar alinhado com a estratégia de negócio da empresa.
- INCENTIVAR os clientes para que eles unifiquem as compras no mesmo lugar (marca) e que use mais os produtos.
- IDENTIFICAR seus melhores clientes;
- RETER os clientes por mais tempo;
- DIFERENCIAR seu negócio dos concorrentes;
- DIMINUIR o custo de captar clientes;
- ELIMINAR a questão de descontos na conversa do cliente, afinal quem participa de um programa quer ganhar e não negociar!
- CONHECER melhor os hábitos dos clientes, pois cada cliente que entregar o cupom preenchido deve inserir pelo menos, nome, e-mail, telefone e aniversário;
- Ser COMPLEMENTAR aos produtos com a inclusão de serviços.
- ENGAJAR os usuários do programa para compreender as necessidades dos clientes e interagir melhor no futuro.
- INCENTIVAR o comportamento com intuito de gerar melhor experiência COM o cliente.
Precisamos pensar que o objetivo do programa deve ser sempre MELHORAR o relacionamento e GERAR valor para o usuário.
Clientes leais, em média, visitam 2 vezes mais, gastam 4 vezes mais e são também os evangelizadores da sua marca.
Essa é a ideia, CONQUISTAR o cliente e CRIAR UM RELACIONAMENTO mais próximo para que ele opte por ser fiel com as vantagens que ele prefere. A consequência é um ganha-ganha para cliente e para a empresa.
Para o cliente: Um pedido grátis, vantagens, plus, adicionais ou prêmios.
Para a empresa: Diminuição do custo de aquisição, redução de descontos, aumento do fluxo, melhoria na rentabilidade do negócio.
Mas CUIDADO! O maior erro que a empresa pode cometer é criar um programa de fidelidade porque os concorrentes já fazem isso ou para fazer o papel de descontos. Fuja disso.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.