Por: Marco Franzolim
Não transforme sua apresentação em uma aula onde um fala e todos ouvem. Trabalha-la como diálogo cria conexão e atenção.
Você se lembra das aulas de colégio? Principalmente da dinâmica das aulas. Quem estudou há poucos anos ainda se lembra de como eram feitas as dinâmicas das aulas. O professor ficava em pé lá na frente, falava, escrevia na lousa, e a sala ficava quieta, em silêncio (nem sempre) anotando o conteúdo. Algumas horas se passavam dessa maneira quando finalmente, era a hora de ir embora.
E hoje? Quando você está prestes a assistir uma apresentação na sua empresa e percebe que ela terá esse mesmo formato: um fala, muitos escutam. O que você sente? Normalmente, o sentimento é de pensar em maneiras do tempo passar mais rápido e aquela tortura acabar.
Porque isso acontece? Estamos ficando menos pacientes? Para falar a verdade, sim. O mercado precisa de apresentações em menos tempo e mais espaço para discussões. Se esse for o seu caso, colocamos abaixo 9 dicas de como transformar a sua apresentação expositiva em um diálogo com a audiência:
1. O assunto é sobre eles, não você.
Fazendo um rápido paralelo com a jornada do herói, de Joseph Campbell, é interessante entendermos que em uma apresentação, o herói é a plateia. O apresentador é apenas o mentor, que vai guia-la pela apresentação e facilitar o entendimento do conteúdo. Então, basicamente, o material deve ser feito com foco no público e não no apresentador. Quando você constrói o material dessa maneira, cria uma conexão de empatia com a audiência que vai te ajudar a transmitir suas ideias.
2. Procure um Especialista, não um vendedor
Quando você apresenta, o público busca por conclusões e a sua opinião sobre os assuntos. Como um especialista. Portanto, não se afunde em números, estudos, gráficos sem fim que desviam a atenção e no final, não ajudam a provar suas conclusões. Lembre-se que suas conclusões são mais importantes que seus gráficos. Aposte nelas.
3. Não leia os slides
Quando você lê os slides em uma apresentação, cria distância para o público. O ato de ler o slide desvia a sua atenção da audiência, e, ao repetir as informações que estão no slide no seu discurso, gera desinteresse sobre ele.
Bons apresentadores costumam criar um vínculo próximo com sua plateia e se conectam com eles em um lugar comum, onde podem dialogar.
4. Tudo é energia
Se você não colocar energia, sua apresentação não vai passar de uma pilha de slides, cheios de informações. É função do apresentador envolver a audiência emocionalmente com a apresentação. Não precisa fazer rir nem chorar, e sim compartilhar sentimentos. Fazer isso tem a ver com empregar energia na sua dinâmica. E existe uma lei da ciência que diz que energia é contagiosa. Acredite nisso na hora de apresentar seu conteúdo.
5. Olho no olho
Não existe diálogo sem contato visual. Os olhos criam conexão, proximidade, até cumplicidade. Conseguimos dividir ideias e sentimentos através do contato olho no olho. Mantenha-se conectado com os integrantes da sua plateia através dos olhos o tempo todo da sua apresentação.
6. Conte histórias
Todos nós, quando dialogamos, contamos histórias. O tempo todo. Estamos acostumados a ouvir e a contar histórias, por isso é fácil nos conectarmos com elas e com quem as conta. Além das histórias, se preocupe em criar bons exemplos, com figuras de linguagem, analogias, etc. Tudo isso deixa a sua apresentação mais rica e interessante.
7. Não seja preguiçoso
Fuja dos clichês. Dos termos usados por todos. Lembre-se que se um termo funciona para todos, não funciona para ninguém. Frases como “a internet veio para ficar” ou “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa” já tiveram sua importância, mas agora são apenas frases jogadas sem muito sentido. Não trazem nada de criativo para a audiência e por isso, não chama a atenção.
8. Dê a eles espaço para pensar
Ritmo no discurso. Estude os slides mais importantes da sua apresentação e aposte em trabalhar com pausas e silêncios para separar informações importantes e ressalta-las. Garantir as pausas fará com que os assuntos ganhem mais destaque.
9. Não seja corporativo
Você não precisa deixar a sua personalidade em casa toda vez que for apresentar. Ser sério não quer dizer ser asséptico. Tente não se robotizar. Assim você perde uma característica importante da apresentação e do diálogo: personalidade. Sem ela, ninguém vai querer conversar com você. Tampouco te ouvir fazendo uma apresentação.
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