No tema sobre o desempenho dos Gestores descreve-se um conjunto ideal de competências, aquelas que garantiriam alta produtividade. As mais conhecidas são foco no resultado, capacidade de execução, capacidade analítica e competência de estabelecer e sustentar relações e alianças. Na minha privilegiada observação devido a extensão da minha rede de relações e depois de anos atuando como coach, me permite acrescentar uma competência que é fundamental: o senso de humor. Não me refiro ao piadismo barato, à gozação agressiva ou ao deboche. O senso de humor é uma demonstração clara de inteligência emocional. Falo de sagacidade, de leitura rápida do contexto e uma abertura para olhar o mundo por vários ângulos.
A mente alerta e ativa geralmente se expressa por um gesto milenar e universal: o sorriso. Sorria! O humor propicia o chamado alto-astral, facilita as relações, abre as portas e diminui as resistências. Considero o senso de humor uma competência eterna, que se desenvolve ao longo da vida de um indivíduo. O bom humor é antes de tudo um sinal de que a pessoa está balanceada, que seus sentimentos e opiniões estão equilibrados. A pessoa bem-humorada pensa com o cérebro e sente com o coração.
Portanto, encare a sua vida com mais leveza; mesmo que as coisas não estejam do modo como você deseja, continue trabalhando e lutando para mudar a sua situação – ficar apenas lamentando não resolverá nada, e vai piorar ainda mais as coisas. Lembre-se que o bom humor contagia, alegra e atrai, ao passo que o mau humor afasta, irrita e entristece.
Dicas para ficar de bom humor:
1. Pratique exercícios físicos regularmente. O importante é manter-se ativo todos os dias, quer seja usando as escadas em vez do elevador ou andando em vez de dirigir.
2. Passe um tempo com seus amigos. Sair com os amigos fará você se sentir energizado, animado por estar vivo e feliz por estar perto de pessoas que se preocupam com você.
3. Durma. Vá para a cama, e acorde, sempre no mesmo horário para ter uma rotina saudável. Faça do sono uma prioridade, ao invés de assistir TV até tarde da noite ou realizar tarefas que podem ser feitas pela manhã.
4. Tenha pensamentos positivos antes de dormir e depois de acordar.
5. Tenha uma alimentação saudável. Comece com um café da manhã cheio de proteínas, como aveia, e nunca pule essa refeição. Coma comidas leves durante todo o dia, como iogurte ou frutas, para manter-se energizado e evitar comer em excesso ou ficar mais de três horas sem comer nada. Seu nível de energia afeta o humor, por isso é importante realizar refeições regulares e saudáveis.
6. Hidrate-se. Você pode começar a se sentir menos feliz por estar letárgico, resultado de não beber líquidos o suficiente.
7. Medite. Reserve 10 minutos do seu dia para ficar em um lugar confortável e silencioso, concentre-se em sua respiração e sinta seu corpo relaxar.
8. Não se irrite com coisas pequenas, como perder o guarda-chuva, ter um desentendimento com um colega de trabalho ou ficar preso no trânsito. É lógico que essas coisas são irritantes, mas é preciso lembrar-se que, em longo prazo, nenhuma dessas coisas irá realmente importar para você. Concentre-se na felicidade e aprenda a dizer: “Bem, isso não foi bom, mas não estragará meu humor!”.
9. Se você esteve trabalhando durante 4 horas seguidas faça uma pausa. Quer isso signifique conversar com um colega de trabalho, ligar para sua mãe ou ir tomar um café o importante é parar de realizar a tarefa que estava fazendo e esfriar a cabeça.
10. Faça uma lista das coisas pelas quais você é grato. Isso pode ser qualquer coisa, desde sua saúde até a incrível sorveteria do outro lado da rua. Depois que terminar sua lista, leia-a para manter-se sorrindo.
11. Faça algo que vem adiando há algum tempo. Talvez você esteja se sentindo para baixo por estar adiando pedir desculpas a um amigo, organizar gavetas e espaços, coisas que você precisa comprar, de pessoas que precisa entrar em contato ou apenas de tarefas que precisam ser finalizadas até o final do dia. É sempre gratificante terminar coisas inacabadas ou qualquer outra coisa que esteja lhe perturbando há algum tempo.
12. Seja mais otimista. Procure ver coisas positivas em todas as situações. Isso fará com que se sinta bem.
Excelente trabalho a todos!!!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Parabéns Daise Blanco pelo artigo. Muito oportuno e de grande riqueza.
Abraços.