Inconsciente, reativo, proativo e otimizado: descubra em que nível está a qualidade dos seus dados.
Muitas empresas, apesar de reconhecem a importância da qualidade de dados, ainda não têm uma forma clara para avaliar os dados já coletados e definir estratégias para melhorias.
Por meio de questionários, como a Avaliação de Melhoria da Qualidade de Dados (Data Quality Improvement Assessment), desenvolvido pela Experian Marketing Services, é possível identificar o nível da qualidade de dados da empresa e, assim, definir qual o caminho a seguir.
A classificação é feita de acordo com os quatro níveis da sofisticação dos dados. Confira qual o seu:
1- Inconsciente
Empresas classificadas neste primeiro nível não têm a noção exata do quanto a qualidade de dados pode impactar os resultados e normalmente fazem o gerenciamento das informações de forma manual, com planilhas de Excel, por exemplo.
2-Reativo
As organizações avaliadas como reativas têm um entendimento razoável de qualidade de dados e trabalham com as informações coletadas de forma segmentada. Promovem melhorias com certa frequência e o modelo de gerenciamento pode variar entre diferentes departamentos.
3-Proativas
Muito próximas do ideal, as empresas proativas têm métricas e procedimentos de qualidade de dados bem definidos. O time de TI consegue identificar os principais problemas enfrentados e trabalhar em suas raízes.
4-Otimizadas
Quando há responsáveis por cada processo e o monitoramento dos dados é feito com plataformas adequadas, tornando-se parte das políticas-padrão, consideramos a empresa “otimizada”, porque alcança o nível mais alto na curva de sofisticação.
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