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07 de maio de 2017 - 14:02 - atualizado às 16:57

Marketing-boca-a-boca-seus-clientes-sao-seus-melhores-vendedores-televendas-cobranca

Por: Felipe Thomé

As pessoas conversam e trocam ideias e opiniões o tempo todo. Seja no elevador, no trabalho, na fila do supermercado, por e-mail, nas redes sociais, via WhatsApp, no churrasco com os amigos ou no jantar em família. Isso ocorre em todos os lugares, o tempo todo. As pessoas falam sobre o clima, os filhos, as noticias políticas, a fofoca, o resultado do último jogo, o stress do trabalho. É uma necessidade humana compartilhar suas experiências com os seus pares.

Como as marcas fazem parte do dia-a-dia de todo mundo, é comum que estejam inseridas nessas conversas. O tempo todo e em todo lugar existe alguém compartilhando suas experiências com as marcas. É bem provável que você se recorde de uma conversa nos últimos dias onde alguém falou sobre uma compra que fez e ficou bastante satisfeito ou um amigo pedindo dicas sobre um determinado tipo de serviço ou produto. É o famoso marketing boca-a-boca, tão falado entre os profissionais de marketing, mas ainda pouco explorado.

As conversas sobre produtos e serviços ocorrem desde sempre e são inegavelmente uma poderosa influenciadora nas decisões de compras. Se em um passado recente elas aconteciam quase que exclusivamente de 1 para 1, com os novos canais de comunicação essas conversas estão cada vez mais públicas, se espalhando rapidamente e em uma escala nunca antes vista. Tudo isso gera grandes oportunidades para as marcas buscarem maneiras de se inserirem nessas conversas positivamente.

Alguns benefícios do marketing boca-a-boca

Os canais digitais potencializaram o seu poder

O marketing boca-a-boca é um instrumento de marketing extremamente poderoso. Ele tem um efeito exponencial que foi multiplicado pelos canais de comunicação on-line. A ascensão da mídia e da comunicação por meios digitais tem aumentado significativamente a velocidade na qual as mensagens são compartilhadas. Ao mesmo tempo, o custo é frequentemente muito menor do que a de outras formas de marketing e entregam um melhor ROI.

Um importante aliado aos desafios atuais de marketing

A explosão das mídias e das mudanças no comportamento do consumidor deixaram o trabalho dos profissionais de marketing e comunicação muito mais complexo. Os consumidores estão expostos diariamente a milhares de mensagens publicitárias, enquanto o impacto da comunicação de massa está caindo simultaneamente. Diante disso, as pessoas estão mais abertas a ouvir o que outras pessoas falam sobre os produtos.

O boca-a-boca é confiável

O boca-a-boca ocorre entre pessoas que determinam o que querem compartilhar e em quem querem acreditar, a fim de adquirir informações em sua jornada de compra. O impacto de uma recomendação de uma pessoa de confiança, como um amigo, é muito mais forte do que o de uma mensagem publicitária de uma fonte tendenciosa, ou seja, uma empresa falando sobre ela própria.

O boca-a-boca pode ser direcionado

O marketing boca-a-boca não é uma ciência exata e portanto não pode ser controlado. Grande parte do que é dito escapa das suas possibilidades de controle, pois é feito por pessoas que muitas vezes você nem sabe quem são, ao contrário dos clássicos canais de comunicação de massa onde as mensagens são monólogas. Mas isso não quer dizer que você não possa direcionar o que as pessoas vão falar de você. Tudo começa em como você faz seus clientes se sentirem e a maneira de como os estimula.

O boca-a-boca acelera o processo de compra

O boca-a-boca é uma ótima ferramenta para potencializar todos os outros esforços de marketing realizados pela empresa. Se o potencial cliente já pensa em comprar seus produtos, ao ver um amigo ou conhecido recomendando seu produto, a decisão de compra é tomada mais rapidamente. Isso é um ponto importante, pois reduz os custos de aquisição e gera mais negócios para as empresas.

Os benefícios e resultados que o marketing boca-a-boca traz para as empresas são muitos. O que ainda é pouco conhecido, é como fazer isso. No próximo artigo vou falar sobre algumas alternativas para que as empresas estimulem o boca-a-boca sobre sua marca.

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