Por: Marco Franzolim
Como todo apaixonado por apresentações, somos apaixonados pelo TED e o TEDx. Tanto que nos envolvemos com o evento já na sua primeira edição no Brasil em 2009, no começo da agência, para aprendermos a desenvolver apresentações nesse formato tão fascinante.
Acabamos nos envolvendo mais e mais com o evento. Fizemos centenas de apresentações para diversos eventos TEDx no Brasil e no mundo. Criamos roteiros, direção de arte, design e o treinamento de diversos palestrantes. Até fizemos um TEDx nosso, o TEDxCampos, sobre gastronomia.
Toda essa experiência nos ajudou a levar o formato para empresas que querem fazer eventos internos no formato TED. É inovador, emocionante e dinâmico. Depois de tantas apresentações TED, existem duas dicas fundamentais para o sucesso:
1 . Resuma a sua apresentação em uma frase.
Sabemos que apresentar em 12 minutos não é uma tarefa fácil. Desde o nosso primeiro contato oficial com o TEDx em 2009 nós já sentimos esse peso. E, como responsáveis pela qualidade das apresentações, era nossa função desenvolver métodos para treinar os apresentadores e criarem discursos empolgantes e inteligentes, mas curtos. O primeiro passo é exatamente treinar a síntese: resuma a sua apresentação em uma frase.
Imagine que você tem uma viagem de elevador para contar a alguém sobre a sua apresentação. Isso te dá algo em torno de 10 segundos. O que você diria a essa pessoa? Essa provocação é importante porque nos ajuda a entender o ponto central daquele TED Talk, e assim, nos ajuda a excluir os conteúdos desnecessários, deixando a nossa apresentação mais rápida e eficiente.
O formato curto de palestras TED não deixa espaço para divagações. Por isso é importante que todo apresentador faça esse exercício para ter em mente uma “nota de corte” que indica para ele o que ele pode ou não falar na sua apresentação. Sem essa marcação, a audiência corre o risco de ter uma apresentação mais longa e sem sentido.
Esse tipo de prática é também importante quando temos que ser eficientes na nossa apresentação. Não há tempo para assuntos irrelevantes. Essas adições sem sentido que muitos apresentadores fazem sem se lembrar do objetivo apenas dilui a mensagem e deixa a sua plateia confusa sobre o rumo do assunto.
2 . Conte uma história
Fatos endossam. Mas são as histórias que cativam e engajam, e fazem a plateia se emocionar e agir. Por isso é importante contar histórias na sua apresentação TED. O evento é sobre conexão, envolvimento, e nós sabemos o quanto nos envolvemos com boas histórias.
Contar histórias é uma parte importante das apresentações TED, porque a plateia também consegue se recordar melhor de histórias do que de apresentações cheias de gráficos e textos. Estudos também comprovam que o storytelling em apresentações tem o poder de ativar partes do cérebro que mantém o público envolvido e conectado com o assunto, além de aumentar a taxa de engajamento com o assunto apresentado, uma vez que essa é uma questão emocional.
Assim, mesmo se você não estiver participando ou treinando para falar em um evento TED, e sim criando uma apresentação comercial ou institucional, lembre-se dessas duas dicas. Elas lhe ajudarão a ser mais claro e direto na sua proposta e também a despertar emoções, e, consequentemente, garantir uma reação à sua apresentação.
Se você não provoca uma resposta emocional de seu público, nunca vai conseguir inspirá-los a tomar as atitudes necessárias para o seu call to action (não importa o tipo de apresentação que você está fazendo, é importante que ele tenha um call to action).
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.