Apr
25

4 maneiras de otimizar e-mails para os seus compradores

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Hytrade
24 de abril de 2017 - 18:08

4-maneiras-de-otimizar-e-mails-para-os-seus-compradores-televendas-cobranca

Por: Anna Muehlenhaupt

O ressurgimento do e-mail marketing significa mais oportunidade para os profissionais de marketing – portanto, pode você otimizar as suas campanhas de e-mail marketing para tirar vantagem disto?

A boa notícia é que a audiência já está lá: boa parte da população já têm pelo menos um endereço de e-mail que eles verificam diariamente, e boa parte destes usuários de e-mail usam o principal endereço para subscrever e-mails de marketing e de publicidade. Isto significa que mais de dois terços dos e-mails enviados estão chegando a caixas de entrada ativamente mantidas.

Este surto de constante uso de e-mails garante o benefício de uma grande audiência – mas também traz desafios aos profissionais de marketing. Um dos mais importantes: os compradores têm expectativas mais altas dos e-mails que eles recebem: mais de 70% dos clientes esperam que as marcas forneçam informação de marketing específica para a sua jornada de compras, e feita sob medida para os seus atuais interesses.

A beleza do e-mail marketing é que você pode personalizar as mensagens para satisfazer essas expectativas. Veja, a seguir, 4 passos simples que podem otimizar e-mails para valorizar os seus compradores e coloca-lo na frente dos seus concorrentes:

1. Personalize o título

O título do seu e-mail é a coisa de 50 caracteres mais importante de todo o e-mail – ele é o seu primeiro ponto de contato com o comprador, e ele pode, sozinho, ganhar ou perder um lead. Criar um bom título depende de três elementos chave:

Escreva um título curto e agradável: escolha palavras sucintas que causem um impacto – você tem o resto do e-mail para informar os seus compradores sobre a sua intenção, mas apenas poucas palavras para conquistar a atenção deles. Palavras ativas, descritivas conquistarão o olhar e o manterão por tempo suficiente para que o e-mail seja aberto.

Apele para as necessidades deles: veja estes dois títulos:

“Estudos mostram métodos simples e eficazes de personalizar o e-mail marketing e que ajudam as empresas a aumentar os seus números” comparado com “Obtenha resultados de e-mail 20% melhores: a Act-On lhe mostra como”.

  • O primeiro tem 130 caracteres; o outro tem apenas 68 (praticamente a metade do comprimento).
  • O primeiro é impessoal, na terceira pessoa; o outro o é dirigido a um destinatário.
  • O primeiro é abstrato; o segundo faz uma promessa específica para uma pessoa específica: você.

Personalize os seus títulos: considere o segundo título acima e acrescente o nome da empresa do destinatário: “Jackson Lumber Brokers: Obtenha resultados de e-mail 20% melhores”. De repente, o e-mail soa como sendo de alguém que conhece a sua empresa e tem uma percepção do que vocês querem. Os compradores gostam de se sentir tratados com exclusividade e, acrescentar o primeiro nome, ou o nome da empresa, pode fazer exatamente isso, usando um simples código e uma lista bem mantida.

Outro elemento importante a ser considerado é o subtítulo – na maioria dos clientes de e-mail, o subtítulo aparece na linha do título, e lhe dá a oportunidade de embutir uma chamada para ação antes que o comprador abra o e-mail. Não desperdice este espaço valioso.

2. Faça o seu conteúdo ser relevante e segmente as suas listas

Faça o seu conteúdo ser relevante para o destinatário. Lembre-se: 75% dos clientes esperam que o conteúdo seja relacionado a algo que eles compraram ou fizeram; a relevância para o comprador pode fazer os seus e-mails se destacarem e serem notados.

A segmentação das listas é uma maneira fácil de enviar e-mails relevantes a potenciais compradores. Isto pode ser simples ou muito complexo, mas é uma boa ideia ficar com o básico:

  • Sexo, idade, título do cargo, ramo de atividade e localização geográfica podem indicar em que informação eles podem estar interessados – por exemplo, as pessoas de sul não ficarão entusiasmadas de receber um e-mail sobre artigos para nadar em julho! Mas, os nordestinos provavelmente gostarão disto.
  • Rastrear o comportamento passado dos compradores e os interesses demonstrados por eles. Se eles tenderem a comprar certos tipos de mercadorias, em certos momentos, você pode prever quando será a próxima compra e, talvez, aumentar o valor do pedido, ou fazer uma venda cruzada. Se eles compraram computadores, talvez agora seja o momento de oferecer um produto complementar. Se eles sempre visitarem uma página de um produto específico do seu website, envie a eles uma oferta especialmente dirigida.

3. Use a frequência correta

Andar sobre a linha entre atingir os compradores com eficácia e bombardeá-los é um desafio constante. Poucos e-mails podem falhar ao comercializar adequadamente a sua marca; o excesso de e-mails pode amedrontar os subscritores, criar uma fadiga de e-mails e, ultimamente, desengajar os clientes.

Personalizar a frequência pelo tipo e urgência da informação apresentada mantém os compradores engajados e responsivos. A Bulldog Reporter destaca três tipos de frequências para ter uma ótima programação:

  • Jornais diários
  • Ideais para vendas rápidas em 24 horas
  • Envie na véspera ou no dia para sugerir uma urgência
  • Tome cuidado com a frequência. Se tudo for importante, nada é.
  • Catálogos semanais ou mensais
  • Ideal para promoções semanais ou mensais
  • Usados no lugar de e-mails para aliviar a fadiga deles
  • Os assinantes esperam e-mails semanais e têm maior probabilidade de engajar
  • Newsletter mensal
  • Distribua informação útil – sem a intenção de vender
  • Guiado por conteúdo para estender a voz da sua marca ou personagem
  • Usado para mostrar a sua especialidade no seu ramo de atividades e para construir confiança

4. Otimize os e-mails para dispositivos móveis

Isto parece óbvio, certo? Entretanto, 42% dos profissionais de marketing raramente ou nunca otimizam as campanhas de e-mail para os dispositivos móveis, deixando 88% dos compradores, que verificam os e-mails num dispositivo móvel fora do circuito. De fato, 71% dos compradores que usam um dispositivo móvel simplesmente apagarão os e-mails que não são otimizados para dispositivos móveis, deixando engajada menos de 30% da audiência originada dos dispositivos móveis.

Otimizar os e-mails para os dispositivos móveis é mais difícil do que parece – simplesmente encolher o conteúdo para caber em telas menores pode deixar conteúdo ilegível e mau organizado. Criar um design mais estreito para caber num dispositivo móvel parecerá descuidado nos desktops, diminuindo a experiência e o engajamento dos usuários de desktops.

Um layout responsivo, entretanto, é ajustado com base no tamanho da tela do usuário, significando que o e-mail é acessível e bem desenhado tanto para dispositivos móveis, como para desktops. Com um layout responsivo, você pode desenhar de modo que o usuário de um dispositivo móvel receba apenas conteúdo para dispositivos móveis (por exemplo, chamadas para ação personalizadas, link para abrir um aplicativo) e não veja informação específica para desktops (por exemplo, link para abrir e-mail no seu navegador).

Faça o seu e-mail à prova do futuro

O e-mail marketing continuará a evoluir. Mas, estes passos devem durar um longo tempo, ajudando-o a criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes para alcançar os seus compradores de modo que seja significativo para eles – e para engajar mais subscritores para relacionamentos mais longos e leais.

Sobre a autora: Anna Muehlenhaupt é uma escritora autônoma do blog Act-On’s Marketing Action; uma gerente diária de bolsas de educação médica, ela tem extensa experiência em desmistificar e traduzir conhecimentos complexos para melhorar a sua compreensão.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: