A ideia é fazer com que as pessoas te procurem e te enxerguem como um especialista que entende muito sobre determinada coisa (ou produto), mas o foco deve continuar nas vendas
Por: João Kepler
Todos nós vendemos alguma coisa. Mas o que não percebemos é que nossa imagem é que está sendo vendida o tempo todo. Não estou somente falando de sua “embalagem”, postura, comportamento pessoal e etc. Estamos falando da sua marca, um produto que pode ser transformado em um negócio, ou simplesmente construir uma marca/imagem pessoal que todos vão querer comprar independente o que você venda. Mas por que isso é importante? Simples, porque as pessoas se relacionam com pessoas, compram de pessoas e não somente e/ou diretamente das empresas. A sua credibilidade é que vende o negócio em que você trabalha ou está vendendo, simples assim!
A pergunta que provavelmente você deve estar fazendo é: “Mas como fazer isso?”. Então, vamos lá:
Primeiro estude e planeje uma ação voltada para este objetivo de transformar você em uma referência. Comece criando conteúdo exclusivo, fazendo curadoria de conteúdo interessante e se torne referência no seu segmento. Esse conteúdo será o seu produto e é ele que vai te levar para um patamar de credibilidade e confiança. Mas o conteúdo não terá alcance suficiente se ele não for bem divulgado. Por isso, poste em redes sociais, como Facebook, Snapchat, Instagram, Pinterest, LinkedIn, mas, atenção! Minha dica aqui é que você faça artes e conteúdo com formatos diferentes para cada rede social, afinal, cada uma tem um formato e função diferente. Crie vídeos para YouTube ou faça streaming pelo Periscope, por exemplo. Se possível, faça um e-book e distribua gratuitamente (use o Trakto.io para isso). Quanto maior o número de conexões, mais chances de sucesso você vai ter.
Esse conteúdo deverá gerar valor e impactar na vida das pessoas para que elas comecem a te reconhecer como fonte, te recomendar e prestar atenção em tudo o que você escreve e faz, inclusive no que você vende no seu dia a dia. Mas atenção, cuidado! Você não pode ser o chato ou o intruso e ficar postando o tempo todo o que você vende, tipo preço e produto, sabe? Tente ser sutil e colocar ou ofertar dentro de um contexto, como uma solução, ou uma história, por exemplo. Você será o produto cobiçado e não o que você vende, então muita atenção neste detalhe importante.
O resultado disso é que você vai construir uma visibilidade e influência e, claro, credibilidade que vai ser transferida também para o outro produto (além de você mesmo) que você vende no mercado.
Existem vendedores que se deram tão bem nesta estratégia que aproveitaram e passaram a desenvolver e vender seus próprios infoprodutos mais qualificados e alguns até deixaram de vender o que estavam vendendo antes. Mas se você for muito bem neste modelo, meu conselho é que nunca deixe de vender o seu produto principal, pois você vendendo você mesmo é apenas parte de uma estratégia de visibilidade. A ideia é fazer com que as pessoas te procurem e te enxerguem como um especialista que entende muito sobre determinada coisa (ou produto), mas o foco deve continuar nas vendas.
Uma coisa eu posso garantir neste processo: esse tipo de conquista da relevância social é um vício que vai transformar seus planos e suas atitudes em vendas daqui para a frente. Experimente.
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