Mais do que vender uma marca, você precisa entregar um conteúdo de valor e dar abertura para seu interlocutor falar
Tentar impactar clientes com propagandas tradicionais, em que só sua marca fala, e esperar que o público absorva aquilo de maneira passiva é algo cada vez mais ineficiente. A comunicação agora é horizontal. Os consumidores fazem questão de se colocar de igual para igual com as empresas e esperam que seu negócio entenda isso.
Mais do que vender uma marca, você precisa entregar um conteúdo de valor e dar abertura para seu interlocutor falar. O público que nasceu na era digital ou pelo menos entrou para o mundo do consumo quando a internet já havia se consolidado consome de uma maneira muito diferente dos seus pais. Portanto, as organizações precisam parar de se comunicar como antigamente.
Se você quer vender, produza conteúdo. Hoje, estudos apontam que mais de 90% dos consumidores pesquisam informações sobre os produtos na internet antes de decidirem uma compra. Muitas vendas também são fechadas depois que o prospect tem alguma experiência com o produto ou uma prévia dele.
Mas, afinal, de que maneira você pode utilizar o conteúdo para vender?
Demonstração e persuasão
Um simples vídeo informativo bem elaborado pode ser muito mais persuasivo do que uma campanha milionária. Demonstrar utilidades, funções que diferenciam um produto dos demais, aplicações que vão resolver problemas práticos das pessoas, tudo isso tem grande apelo vendedor e pode fazer a diferença.
Conteúdo que chama atenção para o produto
Essa estratégia consiste em produzir algo que se relacione de alguma maneira com seu produto ou serviço e oferecer gratuitamente. Isso vai atrair seu público alvo e facilitar seu acesso a ele quando quiser fazer ofertas mais agressivas. Por exemplo: você fabrica doces finos para festas, como aniversários e casamentos. Um blog com dicas de organização de festas ou orientações sobre quais os melhores doces para cada ocasião pode ser bastante eficiente.
Conteúdo que estabelece vínculos com o público
Outra maneira de utilizar o conteúdo a favor das vendas é no processo de criação de vínculos mais duradouros com o público alvo. Criar um canal no Youtube que seja referência para quem gosta de carros pode ser uma boa maneira de fidelizar clientes para uma concessionária, uma rede de oficinas ou uma loja de pneus, por exemplo.
E então: ainda tem dúvidas de que um bom conteúdo pode fazer toda diferença para seu negócio?
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