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13 de março de 2017 - 18:09

Epoca-de-crise-por-que-e-importante-motivar-seus-vendedores-agora-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Os vendedores são parte muito importante do seu negócio, por isso, em épocas de crise, mais do que nunca, eles precisam estar motivados!

Quando uma empresa é afetada pela recessão, motivar seus vendedores se torna ainda mais imprescindível do que em qualquer outra situação.

Será o primeiro passo para se recuperar, pois o que menos ajuda em um processo de retomada de crescimento é a sua força de vendas desestimulada.

O que complica em uma crise é que a motivação baseada na necessidade de vender mais para garantir boas comissões e remunerações satisfatórias não é, por si só, suficiente.

O cenário econômico desastroso acaba implicando em uma queda do consumo, ou seja, é uma força que os vendedores não têm controle.

Logo, o papel dos gestores é encontrar meios de manter os funcionários comprometidos com as metas da empresa, a fim de gerar bons retornos em meio a essa turbulência.

Temos uma lista com 4 formas de motivar seus vendedores para que o trabalho não caia em uma rotina negativa. Confira!

1. Ofereça prêmios de reconhecimento

Não é só dinheiro que pode motivar seus vendedores. Pense em formas de recompensar a moral dos seus colaboradores.

Prêmios como participações em reuniões estratégicas ou implementar sugestões de seus funcionários para otimizar alguns processos internos podem funcionar bem. Considere isso no processo de reconhecimento de esforços e ideias de seus vendedores.

2. Promova cursos e treinamentos

Melhor do que palestras, capacitar seus colaboradores de modo mais prático pode ser uma boa saída.

Ensine e mostre para eles técnicas atuais, experiências que deram certo com outros vendedores e conceitos novos sobre venda e gestão da experiência do cliente.

A ideia é agregar conhecimento aos seus vendedores. Tudo que é novo e comprovadamente eficiente é atrativo para os funcionários, pois eles podem experimentar em seu dia a dia e melhorar suas performances.

3. Dê a seus vendedores uma estrutura mais adequada

Despender recursos em estrutura não deve ser encarado como um gasto, mas sim como um investimento.

Muitas vezes um colaborador precisa apenas de um equipamento mais moderno, como um notebook ou smartphone com melhor desempenho para auxiliá-lo no fechamento de uma venda.

Talvez eles precisem de mais conforto, como uma cadeira com um encosto melhor ou um ambiente mais arejado e ventilado.

Não hesite em perguntar aos seus funcionários que poderia ser feito para melhorar suas condições de trabalho.

4. Aperfeiçoe o clima organizacional

Algumas atitudes são importantes para tornar o ambiente de trabalho mais motivador. Entre essas ações estão:

Evite atmosferas negativas: em vez de cobranças excessivas, tente estimular a positividade entre seus funcionários. Transmita valores que remetam a confiança, criatividade e a vontade de crescer dentro da empresa. Vendedores desmotivados, quando não são demitidos, podem procurar oportunidades mais benéficas no mercado.

Deixe o clima de trabalho mais leve: é importante impor o mínimo de restrições em períodos onde se deve privilegiar qualquer fator que motive seus colaboradores. Dependendo da sua área de atuação, em dias mais quentes, pode-se permitir o uso de bermudas, camisetas e chinelos, por exemplo.

Estabeleça metas claras: as regras do jogo devem ser claras para todo mundo. Os vendedores podem ser mais participativos na definição de suas próprias metas. É importante que estejam cientes que possam alcançar o que está sendo proposto para eles, bem como as futuras premiações.

Reflexo positivo nas vendas

Essa é a consequência natural quando vendedores estão mais motivados. Quando sabem que serão reconhecidos pelo seu trabalho, que aprenderão novas técnicas e conceitos para usar em suas negociações e terão uma estrutura adequada às suas necessidades, eles terão motivos suficientes para exercerem seu papel de modo mais eficiente.

Mas nada disso funcionará se você não conhecer a fundo o perfil de seus vendedores. Só assim poderá descobrir os gatilhos que funcionam como motivação para que eles se comprometam mais com a organização.

A satisfação de seus colaboradores certamente será percebida por seus clientes. A ideia é que os consumidores não se remetam a vendedores acomodados ou desesperados para concluir uma venda.

E você, o que tem feito para motivar seus vendedores? Conte sua experiência para gente e participe nos comentários!

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